PONTO & VÍRGULA – Primeiro a passeata; depois a carreata; e agora surge a ‘motociata’

0
34

Esta semana fomos todos surpreendidos por uma nova palavra. Foi a “motociata”, no último sábado, dia 12, da qual o presidente Bolsonaro participou, que foi de São Paulo a Jundiai e que reuniu milhares de motociclistas. Ou seriam motoqueiros? Já esclarecendo, ambos os termos são corretos e sinônimos

 

Vamos começar pela “motociata”, palavra que não está ainda dicionarizada, mas que é séria candidata em um futuro muito breve.  A gente compreende o seu sentido porque fazemos uma analogia com “carreata”, este sim, um termo igualmente novo, mas presente nos dicionários.

A questão aí se resume ao sufixo nominal, o “ata”, de origem latina com passagem pelo italiano, que traduz a ideia de “coleção”, “junção”, “reunião” de vários elementos. Ou seja, uma “motociata”, portanto, é uma coleção de motos, abreviatura popular de motocicletas. Assim, como carreata, que é uma coleção de…carros.

Essas palavras nasceram de passeata, que originalmente era um pequeno passeio, giro, uma rápida caminhada. Com o passar do tempo a palavra “passeata” ganhou um outro sentido e passou a significar mais uma marcha ou manifestação coletiva e sempre pública em geral de reivindicação ou de protesto.


É bom lembrar que também remos também o sufixo “ete” indicativo de diminuição e usado em palavras como “lembrete” (rápido recado), “ramalhete” (pequeno ramo de flores) ou ainda sabonete (que seria um sabão em tamanho menor).

Mas voltando ao sufixo “ata”, também o encontramos em “serenata”, que nada mais é do que uma pequena “seresta”. Ou ainda “duplicata”, que quer dizer um pequeno “Título de crédito pelo qual o comprador se obriga a pagar dentro do prazo estipulado a importância da fatura”. E ainda existe o sentido pejorativo que a gente emprega quando falamos que houve um “negociata”.

O pessoal da política usa muito o termo “nominata” e vocês, caros ouvintes, já podem deduzir pelas explicações já dadas aqui que nada mais é do que uma coleção de nomes.

É isso, amigos. Você pode recuperar o conteúdo desta edição de hoje da coluna “PONTO & VÍRGULA – O PORTUGUÊS NA PONTA DA LÍNGUA” no portal “www.reporter-ro. com.br”. Se você tiver alguma contribuição encaminhe para o nosso whatsapp o 9.9328-1521 aos cuidados do professor Marcos Lock. Até a semana que vem, amigos!



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here