Polícia Técnica já faz DNA em 15 dias

0
126
EQUIPE DA POLITEC COM O 1º LAUDO DE DNA REALIZADO EM RO

Todo os exames de DNA enviados para institutos de Cuiabá, Brasília e Manaus, com prazo de até seis meses para conclusão, agora são liberados entre 15 e 20 dias pelo Instituto DNA Criminal (Idnac), da Polícia Técnica de Rondônia (Politec), em Porto Velho. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) pelo diretor-geral da Politec, Girlei Marinho.

O DNA é uma molécula, que reproduz o código genético e é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie, quer seja nas plantas, nos animais (incluindo o homem) ou nos microrganismos. Ele pode ser extraído de qualquer elemento de um ser, por menor que seja. É possível obtê-lo, por exemplo, de um único e simples fio de cabelo.

O Idnac trabalha atualmente com a seguinte linha: paternidade criminal, crimes sexuais, locais de crime, crimes contra a vida, crimes contra o patrimônio, e identificação humana. Após a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, o Departamento de Polícia Federal e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, o Governo de Rondônia espera a inclusão do Idnac na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, que agrega perfis genéticos das amostras biológicas deixadas pelos infratores nos locais de crime [ou no corpo das vítimas] em todo o País.

DIARIAMENTE ESTAGIÁRIOS DE QUÍMICA TRABALHAM NA SALA DE SOLUÇÕES E LAVAGEM, AO LADO DA SALA DE CUSTÓDIA

Diariamente, estagiários do curso de Química do Instituto Federal de Rondônia trabalham na sala de soluções e lavagem, ao lado da sala de custódia. À tarde levam sua experiência para a sala de aula, a exemplo de Laís Souza e Natali Bukoski, que na manhã de terça-feira (21) ali estavam.

Com tecnologia de ponta o extrator funciona na temperatura de 25 graus C, mas o superfreezer congela materiais a 45 graus negativos. O analisador genético, com oito amostras por vez, está avaliado em R$ 500 mil. Ele utiliza capilares com polímeros e sua placa tem 96 espaços. Graças a esse aparelho, em 40 minutos é possível chegar ao perfil do indivíduo.


Com material da Assessoria

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here