A pesquisa inédita no Brasil realizada sobre a incidência de doenças reumáticas entre os indígenas, patrocinada pelo projeto COPCORD – Community Oriented Program for Control of Rheumatic Diseases,  conduzida pelos prof. dr. Sérgio Cândido Kowalski e pelo médico reumatologista, dr. Liszt Jonney, e sua equipe técnica, chegou ao seu final.

Agora os dados compilados neste trabalho de pesquisa serão compilados e preparados para a apresentação em congressos e serem publicados em revistas científicas. Do trabalho resultou a observação de que os índios são acometidos três vezes mais do que a média internacional por doenças reumáticas. Eles também passarão a ser atendidos em Ji-Paraná em consultas que serão agendadas ao longo dos próximos meses.

O prof. dr. Kowalski veio a Ji-Paraná para dar encerramento a esta fase de pesquisa inicial e, durante dois dias, esteve nas aldeias Gavião e Amondawa em companhia do dr. Liszt e equipe científica. Ele já retornou à Curitiba, onde reside, mas neste sábado (1) concedeu uma entrevista ao Repórter RO, que pode ser ouvida a seguir em pod cast. Também falou à reportagem a aluna de Medicina da UFPR, Sarah Stier, que participa do programa de iniciação científica deste projeto. Ouça seguir as respectivas entrevistas:

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here