O Dia das Mães está chegando e deve aquecer as vendas do comércio nas próximas semanas. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, 78% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período.

A expectativa é que mais de 122 milhões de brasileiros presenteiem suas mães neste ano. Considerada pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano em termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal, a data deve movimentar cerca de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.

O levantamento revela ainda que os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (36%), cosméticos (23%) e chocolates (19%). O ranking ainda é formado por flores (15%), maquiagem (13%), ida a restaurantes (12%) e utensílios de cozinha (12%). Já os itens que pesam mais no orçamento, aparecem com menos força, caso dos celulares (10%), eletrônicos (10%) e eletrodomésticos (8%).


OS SHOPPINGS, que se destacam pela variedade de opções, despontam como o principal centro de compra do Dia das Mães deste ano: mais de um terço, ou seja, 34% dos consumidores devem realizar a maior parte das compras nesse tipo de estabelecimento. A internet aparece na segunda colocação com 30%, seguida dos shoppings populares (18%) e das lojas de departamento (18%).

Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (52%), as promoções (40%) e a qualidade dos produtos (39%).

O pagamento a prazo será escolha de quase metade (49%) dos entrevistados, sobretudo no cartão de crédito parcelado (25%) ou em parcela única também do cartão de crédito (18%). Entre os que dividirão as compras, a média será de quatro parcelas. Isso significa que o consumidor só vai se ver livre desse compromisso em meados de setembro.

A pesquisa ouviu mais de 700 consumidores, acima de 18 anos e de todas as classes sociais, nas 27 capitais do país.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

Ainda não há comentários, seja o primeiro.