Perdeu o primeiro eclipse lunar do ano? Confira as fotos.

0
171

Na noite desta sexta-feira (10) dois fatos astronômicos atraíram olhares para o céu: a passagem do cometa 45P / Honda-Mrkos-Pajdusáková e um eclipse penumbral da Lua. O eclipse lunar ocorreu, quando parte da Lua ficou com menos brilho pela sombra da Terra. O fenômeno acontece quando nosso planeta se posiciona entre o Sol e a Lua.

O eclipse foi visível na maior parte do leste da América do Sul, leste do Canadá, na Europa, na África e na Ásia ocidental. No entanto, ele não encobriu a Lua como é mais comum em outros acontecimentos do gênero. O eclipse apenas a escureceu. 

Caso não tenha visto — o que é mais provável —  porque o efeito foi muito suave e de difícil percepção, o Repórter RO recuperou os principais momentos deste fenômeno celeste para você:

 

INÍCIO DO ECLIPSE LUNAR EM ITAPEMA (SC): O ECLIPSE PENUMBRAL DA LUA ACONTECEU QUANDO O SATÉLITE FICOU CHEIO E ENTROU NA PENUMBRA DA TERRA, REGIÃO DE MENOS LUZ.
ECLIPSE PENUMBRAL DA LUA: APESAR DE O FENÔMENO NÃO SER FACILMENTE OBSERVADO, A LUA PERDEU UM POUCO DO SEU BRILHO.
CLIPSE LUNAR PENUMBRAL É VISTO EM LAHORE, PAQUISTÃO. O FENÔMENO NÃO ENCOBRIU A LUA, APENAS A DEIXOU MAIS ESCURA. ELE FOI MAIS VISÍVEL NA AMÉRICA DO SUL, LESTE DO CANADÁ, NA EUROPA, NA ÁFRICA E NA ÁSIA OCIDENTAL.
ECLIPSE DEIXOU O BRILHO DA LUA MAIS SUAVE


CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here