A escola Municipal Nova Aliança, localizada na linha 86, no Setor Riachuelo, em Ji-Paraná, é a quarta escola rural a ser inserida no Programa Educampo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Ari Saraiva, que coordena as equipes de reformas, foram realizados neste colégio a construção de uma passarela, calçadas e rampas de acessibilidade, alambrados e corrimão, adequação e construção de banheiros, reparos nas instalações elétricas e hidráulicas e no telhado, pinturas externa e interna, bem como a construção de hortas cobertas com sistema de irrigação e área para projetos experimentais, que irão atender as necessidades práticas do Programa Educampo.

Para a professora e diretora da Escola Nova Aliança, Maria Rosangela, o programa deveria ser estendido para todas as escolas do Estado.  “Temos que promover no aluno do campo a vontade de continuar no campo, vontade de ajudar sua família, a vontade de melhorar a qualidade de vida da sua propriedade e da comunidade em que ele vive. Quando um prefeito ousa implantar um projeto como esse é, porquê ele realmente acredita que a educação tem sim a capacidade de transformar as comunidades rurai”,incentivou a diretora da Escola.

Presente a solenidade, o Prefeito Jesualdo Pires (PSB), enumerou os investimentos já realizados na melhoria das unidades educacionais do município. “São três novas escolas construídas e entregues, além de outras dez em construção. Com a nova Aliança já chegamos a 28 escolas reformas e ampliadas. Nossa expectativa é oferecer 1800 novas vagas a partir de 2018”, comemorou o prefeito.

O Educampo  visa a implantação de uma metodologia própria à educação do campo, com a inserção da pedagogia da alternância, metodologia que intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo com aulas práticas.  Um dos principais objetivos do programa é diminuir a evasão escolar em áreas rurais.


As escolas que recebem o projeto passam por uma grande reestruturação com reforma física, e investimentos na aquisição de materiais didáticos e pedagógicos para educadores e alunos. A Nova Aliança, por exemplo, recebeu investimentos de aproximadamente R$ 60 mil.

 

O Programa Educampo teve inicio em 2015, através de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Cidade de São Mateus (ES), hoje já fazem parte do Programa as escolas municipais Barbara Heliodora, localizada na 4ª Linha da Gleba G; Escola Pérola, Linha 98, Setor Riachuelo, Edson Lopes Linha 20, setor Itapirema e,  agora, a Nova Aliança, linha 86, próximo a Nova Colina. O programa está sendo implantado gradativamente e será estendido a todas as escolas municipais da área rural.

 

 

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here