O município de Ouro Preto do Oeste é o primeiro de Rondônia a contar com uma pista de teste veicular e miniescola de trânsito. Em uma área de 20 mil metros quadrados no bairro Parque Amazonas e com investimento de cerca de R$ 3,2 milhões, a iniciativa faz parte de uma série de ações do governo de Rondônia para tornar o trânsito mais seguro e uma reação a uma problemática onde o Estado já chegou a registrar 500 mortes em acidentes de trânsito por ano.

‘‘Com essa pista, ao invés dos candidatos a habilitação fazerem as provas nas ruas agora terão um lugar próprio e adequado. As autoescolas também poderão utilizar desse espaço para as aulas práticas. Inauguramos nesta ocasião também tablets para as provas teóricas e ainda temos a mini cidade de trânsito onde as crianças de escolas municipais e estaduais serão orientadas sobre as regras de trânsito’’, explica o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), José de Albuquerque Cavalcante.

De acordo com o diretor técnico de Habilitação do Detran, Acácio Figueira, a pista é considerada uma das mais modernas do Brasil. ‘‘Essa iniciativa vem principalmente para fortalecer a educação no trânsito através da mini cidade de trânsito que simula a velocidade da pista, tem semáforo e essas crianças serão multiplicadoras. Elas irão educar os seus pais e mostrar o que é certo e errado através do bloco de minimultas’’, explica Acácio.

Segundo o diretor geral, pistas de testes veiculares e mínis cidades de trânsito serão replicadas em outros municípios de Rondônia. ‘‘Vamos licitar agora Jaru, depois Porto Velho, Ji-Paraná; Vilhena e Ariquemes’’, garante Albuquerque. ‘‘A educação para o trânsito é uma das prioridades  do governador Confúcio Moura e assim que temos feitos investindo mais em educação que em repreensão’’, afirma Acácio.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here