O que acontecerá se você não entregar a declaração de renda?

0
36

Perder o prazo de entrega ou não fazer a declaração do Imposto de Renda pode render dor de cabeça ao contribuinte. Na prática, o contribuinte com CPF pendente de da entrega do IR fica impedido, por exemplo, de fazer empréstimos, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, tirar passaporte e até mesmo prestar concurso público, além de ter problemas para movimentar conta bancária.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física à Receita Federal termina amanhã, sexta-feira (28) e a expectativa é de que 28,3 milhões de declarações sejam entregues. Segundo a instituição, está obrigado a entregar a declaração o contribuinte que recebeu, em 2016, rendimentos tributáveis que somaram mais de R$ 28.559,70.

A taxa pelo eventual atraso é de 1% ao mês ou fração sobre o valor do imposto a ser pago. No entanto, essa multa não pode ultrapassar 20% do imposto devido. Se o correspondente a 1% do imposto a ser pago for menor que R$ 165,74, o contribuinte deverá colaborar com esse valor mínimo. Essa regra também se aplica a quem não possui imposto devido.

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here