O governo de Rondônia já publicou no Diário Oficial estadual a nomeação de Marcus Castelo Branco Alves Semeraro Rito como o novo chefe da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A partir desta semana ele vai ocupar o lugar de Etelvina da Costa Rocha, que pediu exoneração após ficar um ano à frente da pasta.
Rito possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Euro-Americano (2004) e é Especialista em Direito Público, além de pesquisador do Laboratório de Gestão de Políticas Penais – LabGEPEN/Unb
Entre 2004 e 2018 ele atuou em áreas de gestão do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN/MJ, com larga experiência em instrumento de cooperação e transferências voluntárias com ênfase em Gestão de Política Penal. Desde janeiro de 2019, atuava pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD junto ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ nas atividades de Documentação Civil e Biometria do Programa Justiça Presente.
Durante uma visita ao estado em 2017, Rito elogiou o sistema prisional de Rondônia, pois, à época, o estado foi o único da federação a solicitar a utilização dos recursos do fundo a fundo para implantar um Novo Modelo de Gestão Prisional com base nas diretrizes traçadas pelo Depen.
A exoneração de Etelvina e a posse de Marcus Rito foram publicadas em uma edição suplementar do Diário Oficial do Estado (Diof), no último dia dois de março de 2020. Agente penitenciária e graduada em Direito, ela deixa, segundo o governo do estado, o cargo com um legado de projetos e sem nenhuma rebelião registrada no sistema prisional em 2019 e início de 2020, período de sua gestão como secretária.
CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS