A importância de cuidar melhor dos dentes quando se usa aparelho

0
32

As pessoas, conforme orientação dos dentistas, são levadas a usar aparelho ortodôntico por problemas na mordida, dentes tortos ou encavalados, espaçamento anormal entre os dentes, dor na mandíbula, bruxismo e desgaste anormal na dentição.

Contudo, o uso do aparelho, que é para ser uma solução, pode acabar virando problema, caso o paciente não siga as orientações de limpeza dados pelo dentista.
O Dr. Ozeias Miranda, dentista e gestor da Unicem – Escola de Pós-Graduação em Odontologia de Ji-Paraná, deu algumas dicas importantes sobre como proceder de forma correta com a limpeza dos dentes durante o período em que a pessoa faz uso do aparelho.

ESCOVA
“As pessoas podem até utilizar a escova convencional para fazer a limpeza dos dentes nesse caso, contudo, esta limpeza será mais efetiva, caso os pacientes utilizem a escova ortodôntica – que é própria para esse tipo de situação”.

FIO DENTAL
“Há áreas em que a escova de dentes não consegue alcançar para fazer uma limpeza mais eficiente, portanto, torna-se indispensável o uso do fio dental, e não só para quem está fazendo tratamento com aparelho”.

A TROCA DA ESCOVA
“É comum as pessoas utilizarem a escova de dentes mesmo quando ela não está mais em condições de uso. E esta falta de condição para uso ocorre quando a escova começa a abrir e deixar as cerdas de desconformes. Se as cerdas não estiverem mais juntas, isto fará com que a limpeza não seja bem-feita. Às vezes, as pessoas imaginam que porque estão sentindo o frescor do creme dental, a higiene foi bem-feita, mas não é bem assim que a coisa funciona”.


ESCOVAR A LÍNGUA
“Tanto para quem usa aparelho ortodôntico quanto para quem não usa, é muito importante proceder com a escovação da língua no momento de se fazer a higiene bucal, pois a língua pode reter fragmentos de restos de alimentos que podem causar mau hálito. Para a limpeza da língua, o paciente pode usar o limpador lingual ou a própria escova”.

DELICADEZA E EFICIÊNCIA
“Ao escovar os dentes, a pessoa não precisa pressionar com força a escova e nem tão pouco fazer movimentos bruscos, os movimentos devem ser delicados, mas eficientes. Os movimentos bruscos e indelicados, além de causar comprometer a dentição, podem acabar ocasionando problemas no aparelho ortodôntico”.

Seguindo as orientações repassadas pelo Dr. Oseias, assim como as orientações especificas passadas pelo dentista responsável pelo paciente, a higiene bucal será feita com precisão e evitará problemas na saúde da boca.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

Ainda não há comentários, seja o primeiro.