Por conta do período de Carnaval o Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE/IST), de Ji-Paraná, está promovendo um mutirão para realização do Teste Rápido hoje, sexta-feira (9), das 7h às 17h. O objetivo é oferecer a chance de um diagnóstico precoce e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatites virais e sífilis.

O SAE oferece o Teste Rápido em todas as unidades básicas de saúde para que a população faça o exame em larga escala. Ele fica pronto em 20 minutos e é gratuito.

Para a assistente social e diretora do SAE, Poliana Borchardt, caso o paciente tenha uma das doenças, será convidado a iniciar tratamento oferecido gratuitamente pelo município. Uma equipe  multidisciplinar integrada por psicóloga, assistente social, técnica de enfermagem, enfermeiro e médicos darão atendimento neste caso.

“Dar a chance da pessoa descobrir se tem ou não uma infecção sexualmente transmissível é fundamental. Caso ela tenha o HIV, por exemplo, aconselha-se fazer as consultas, exames e iniciar o uso da medicação para evitar que a doença evolua para AIDS. Sem tratamento o vírus irá proliferar pelo organismo e causar o surgimento de doenças oportunistas que até podem levar à morte”, explicou Poliana Borchardt.

REGIONALIDADE —  A Prefeitura de Ji-Paraná tem tratamento gratuito, por meio do SAE, para pacientes de 17 municípios da região central do Estado. São aproximadamente 1.000 pacientes com vírus do HIV, 1.500 com hepatites e 2.000 com infecções como a sífilis. Além do tratamento o município oferece orientações e aconselhamento aos pacientes para que se protejam e evitem transmitir as doenças a outras pessoas.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here