Ministro do Turismo apresenta campanha turística que inclui RO

AÇÕES ENVOLVERÃO MÍDIA DIGITAL, REDES SOCIAIS, JORNAIS, REVISTAS DE BORDO, MÍDIA DE AEROPORTOS, TVS E EQUIPAMENTOS URBANOS

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Por ocasião do 14º Fórum da Amazônia Legal, que se encerrou neste sábado, em Porto Velho, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, realizou o lançamento de uma campanha de promoção do turismo da Amazônia. 

As ações desta ampla campanha de Turismo para Rondônia e demais estados amazônicos foram adiantadas pelo ministro Beltrão em entrevista ao Diário da Amazônia, cujos trechos principais foram editados pelo Repórter RO e estão a seguir.

DA – O senhor veio a Rondônia lançar uma campanha de promoção do turismo na Amazônia. Que resultados o Ministério espera desta iniciativa?                     Ministro – O Brasil é considerado pelo Fórum Econômico Mundial como o primeiro País do mundo em recursos naturais, e a Amazônia é o principal símbolo da nossa biodiversidade. A natureza é um ativo valorizadíssimo do turismo brasileiro com grande repercussão no turismo internacional. Para se ter uma ideia, 15,7% dos estrangeiros que visitaram o País no ano passado tiveram como motivação os atrativos da natureza, ecoturismo e turismo de aventura. Com esta campanha promocional queremos mostrar ao público toda a riqueza e potencial turístico da região. Colocar a Amazônia no radar e na lista de desejos dos viajantes. A região amazônica é a segunda, depois do Nordeste, a receber incentivo recente do MTur para promover seus destinos em nível nacional.

DA – Como será a campanha e onde será veiculada?                                             Ministro – A campanha envolve mídia digital, nas redes sociais, jornais, revistas de bordo, mídia de aeroportos, TVs e equipamentos urbanos. A ideia é difundir os atrativos turísticos e culturais dos Estados da Amazônia. A estratégia também prevê um episódio especial do Masterchef, famoso reality show culinário no Brasil, no próximo dia 9. Nele, o chef Thiago Castanho desafiará os participantes a preparar um prato utilizando apenas ingredientes típicos da Amazônia e da região Norte. A equipe de redes sociais do Ministério fará a cobertura do programa, divulgando conteúdos sobre os pratos, relacionando os mesmos a atrativos turísticos da região. Queremos colocar a Amazônia no centro das atenções do País.

DA – O Ministério do Turismo lançou recentemente o Plano Brasil Mais Turismo. Qual é o objetivo deste plano e quais as principais medidas previstas?             Ministro – O turismo é uma atividade que tem todas as condições para ajudar o País no processo de retomada do crescimento econômico, contribuindo para a geração de empregos, de renda, de negócios e com a redução das desigualdades regionais. Por isso pensamos em um conjunto de propostas para impulsionar o setor e buscar soluções para gargalos que impedem o pleno desenvolvimento do nosso turismo. As medidas têm por objetivo melhorar o ambiente de negócios e criar condições para aumentar o número de viagens internas e atrair fluxos internacionais. Assim, estamos propondo, entre outras coisas, a adoção de procedimentos para a facilitação da concessão de vistos para países estratégicos, mecanismos para ampliar a conectividade aérea, a modernização da Lei Geral do Turismo, a cessão de áreas da União para uso turístico, dando melhor aproveitamento às orlas marítimas e fluviais; e reforço na qualificação profissional.


DA – Como os Estados da Amazônia podem se beneficiar destas medidas?Ministro – Se olharmos para algumas metas do plano Brasil Mais Turismo – o potencial de geração de seis milhões de empregos, aumento para US$ 19 bilhões a entrada de divisas e a inclusão de 40 milhões de pessoas no mercado consumidor de turismo – percebemos que é um conjunto de iniciativas que terão impacto na economia e, sendo assim, repercussão em todos os Estados, inclusive nos da Amazônia. Uma pesquisa do Ministério do Turismo mostra que a intenção do brasileiro de viajar para a região Norte vem crescendo. Em abril, 6,5% dos entrevistados em sete capitais do Sul, Sudeste e Nordeste disseram que até outubro viajarão para algum destino desta região, quando em março esse percentual foi de 4,5%. Ou seja, se ampliarmos a conectividade aérea, facilitarmos a entrada de estrangeiros e de divisas no País e investirmos mais em infraestrutura e qualificação profissional, como prevê o plano, os Estados amazônicos também serão contemplados.

DA – Como o senhor avalia o turismo de Rondônia hoje e o que é necessário para que o Estado amplie sua projeção neste setor?
Ministro – Rondônia, assim como outros destinos da Amazônia, tem um forte potencial para o ecoturismo, turismo de natureza e aventura e também vocação para o turismo de negócios e eventos devido às atividades econômicas relacionadas à agricultura e pecuária. No Mapa do Turismo Brasileiro o Estado aparece com quatro regiões turísticas (Caminhos de Rondon, Guajará-Mirim, Porto Velho e Vale do Guaporé) integradas por 14 municípios, que o Ministério olha com especial atenção. A estruturação dos destinos com a melhoria da infraestrutura e das condições de atendimento ao visitante é fundamental para o Estado ter no turismo uma atividade que de fato faça a diferença na economia local, na diminuição das diferenças regionais e seja uma alavanca de desenvolvimento sustentável.



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