Ministério da Educação confirma curso de medicina em JPr

0
29

Foi publicado hoje (08), no Diário Oficial da União, o Edital de Chamamento Público para implantação de curso de medicina na cidade de Ji-Paraná.  O município foi o único de Rondônia a ser habilitado pelas exigências do Ministério da Educação e Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretária Municipal de Saúde, conseguiu habilitar o município em todas as exigências do Governo Federal, disponibilizando no Hospital Municipal  80 leitos cadastrados no SUS, exclusivos para o curso de medicina a ser implantado e disponíveis para acadêmicos, tendo em vista a abertura de turmas com mais de 50 alunos.

Entre os requisitos previstos e atendidos por Ji-Paraná pelo governo estão: 1) Ter aumentado o número de equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD); 2) Possuir mais de 17 equipes completas de atenção básica; 3) Possuir leitos de urgência e emergência e pronto socorro habilitados e aprovados; 4) Ter implantado Programa de Residência Médica para diversas Especialidades; 5) Ter aderido em tempo hábil ao (PMAQ) – Programa Nacional de Melhoria ao Acesso e da Qualidade na Atenção Básica e cumprindo todas as exigências; e 6) Ter em funcionamento e, dentro das normas, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Renato Fuverki, a vinda do curso de medicina terá grande relevância para a cidade, uma vez que a saúde pública passará a contar com vários profissionais sendo treinados e ajudando nos procedimentos hospitalares, além contribuir para melhora nos atendimentos e na qualidade da saúde do município.

O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), ressaltou ainda os fatores econômicos e sociais que serão gerados no município a partir da implantação desde curso. “A Secretaria de Saúde está trabalhando nesta habilitação junto ao Ministério da Educação há alguns anos. Sabemos que a implantação deste curso representa uma verdadeira revolução na qualidade da saúde oferecida em nosso município, na vinda de mais especialidades médicas e também em diversos fatores econômicos gerados para nossa cidade”, completou Jesualdo.

O prefeito enalteceu ainda o trabalho político realizado pela bancada federal, pelos senadores e deputados federais. “É uma conquista onde tivemos a contribuição e o trabalho de muitos envolvidos. Por isso, nossos agradecimentos a todos os membros da bancada federal e todos da equipe da Secretária de Saúde”, agradeceu o Prefeito.

Ainda não há comentários, seja o primeiro.