Casada com Lula desde 1973, Marisa Letícia Lula da Silva deixou quatro filhos, dos quais três foram fruto da união de mais de 40 anos com o ex-presidente. Ela nasceu em 1950 e teve sua vida pontuada pela simplicidade. Filha de Mariano Rocco e Giovanna Boff nasceu em um sítio em São Bernardo do Campo e foi criada com seus 10 irmãos. A ex-primeira-dama chegou ao centro de São Bernardo do Campo aos cinco anos onde iniciou seus estudos. A origem humilde de sua família – seu pai vendia verduras e legumes em São Bernardo – fez Marisa Letícia começar a trabalhar aos nove anos, como babá na casa de um sobrinho do pintor Cândido Portinari.  Aos 13 anos ela iniciou na fábrica de chocolates Dulcura, tendo como função embalar os bombons produzidos no local.  Só deixou o posto aos 19 anos, quando se casou com o taxista Marcos Cláudio da Silva. Após três meses de casamento e grávida de seu primeiro filho, Marisa teve de lidar com a perda do marido, que foi encontrado morto com ferimentos de bala próximo de onde o casal morava em São Bernardo.

9x2wbjori2kfczlzvy49n1slo
LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA SÓ ENTROU NA VIDA DE MARISA LETÍCIA QUANDO SEU PRIMEIRO FILHO, MARCOS TINHA TRÊS ANOS

Luís Inácio Lula da Silva só entrou na vida de Marisa Letícia quando seu primeiro filho, Marcos – em homenagem ao marido falecido – tinha três anos. Eles se conheceram no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo,  e se casaram sete meses após esse encontro.

A ex-primeira-dama iniciou, então, uma vida política ao lado do marido, militando no Sindicato dos Metalúrgicos e participando dos seus comícios e eventos políticos. Em 1978, participou ativamente das greves no ABC Paulista, embora sempre atrás de Lula, sem fazer discursos ou liderar movimentos. Nos bastidores da história do ex-presidente, porém, é apontada como essencial. Foi ela quem costurou, à mão, a primeira bandeira do PT, quando o partido foi fundado em 1980. “A primeira bandeira do PT eu é quem fiz. Tinha um tecido vermelho, italiano, um recorte, guardado há muito tempo. Costurei a estrela branca e ficou lindo. Minha casa era o centro. Foi assim que começou o PT”, relatou em 2002.

Da relação de mais de quatro décadas entre Lula e Marisa Letícia nasceram Fábio, Sandro e Luís Cláudio. Marisa  era uma mulher fechada e evitava a exposição, mesmo quando Lula dava os primeiros passos na política. Passou a ser mais ativa na área quando o seu marido se tornou presidente da República em 2003.

Nos oito anos em que ocupou a posição de primeira dama do país, Marisa Letícia não integrou ativamente de nenhum projeto, como tradicionalmente ocorre. Durante as campanhas de Lula à presidência, porém, ela participava dos comícios e chegou a ter agendas próprias e viagens de apoio ao marido. Nos dois mandatos do ex-presidente petista, ela se manteve sempre próxima ao marido, porém dava preferência a cuidar de seus quatro filhos e da enteada Lurian, filha de outro relacionamento de Lula.


Em setembro do ano passado, foi denunciada pelo Ministério Público por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá, em São Paulo, junto com o marido e mais seis pessoas. A denúncia foi encaminhada à 13ª Vara Federal de Curitiba, do Juiz Sérgio Moro.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here