MARCOS LOCK – As comemorações pelo ‘Dia Mundial da Língua Portuguesa’

Ela está presente em nove países, é praticada por 280 milhões de pessoas e, por isso, é a quinta língua mais falada em todo o mundo

0
20

Quero registrar aqui que nesta quarta-feira, dia 5 de maio, antes de ontem, portanto, foi comemorado o DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA. A data foi instituída pela Unesco em 2009, Unesco que é o braço da Organização das Nações Unidas para a educação e a cultura.

O site da Unesco celebrou este momento com mensagens do secretário geral das Nações Unidas, Antonio Guterrez, ele, que por sinal, é português, e do sub-diretor da Unesco para assuntos de Cultura.

Por este acontecimento, vamos falar um pouco, então, deste idioma que é oficial em nove países além do Brasil e Portugal, como Angola, Moçambique, Timor Leste, Guiné Bissau, Guiné Equatorial São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

  • O português é o quinto idioma mais falado do mundo, com cerca de 280 milhões de falantes. De longe somos a maior nação que pratica o idioma português com quase 210 milhões de pessoas. A segunda nação mais numerosa é Moçambique, com quase 30 milhões; e o pais menorzinho é São Tomé e Príncipe, com cerca de 205 mil habitantes, ali na África Ocidental.
  • Só para registrar as quatro línguas mais faladas no planeta Terra, antes do português são:
  • Inglês (1268 milhões de falantes) …
  • Chinês Mandarim (1120 milhões de falantes) …
  • Hindi (637 milhões de falantes)
  • Espanhol (538 milhões de falantes)
  • E aí vem o Português, falado todos os dias pelos nossos 280 milhões de falantes

É certo que você já percebeu que o Brasil é o único país no continente americano a ter o português como língua oficial. Estamos linguisticamente isolados uma vez que toda a América do Sul fala espanhol.

Para preservar a unidade linguística nos países lusófonos, foi estabelecido há 12 anos atrás,  ou seja, em 2009, o Novo Acordo Ortográfico, que unificou a grafia das palavras da língua portuguesa. Isso foi feito para facilitar a circulação das publicações no idioma, facilitar as relações diplomáticas e o intercâmbio de conhecimentos, além de intensificar o comércio entre os nove países.


Unificar a grafia não traz nenhum prejuízo à língua falada, já que cada país apresenta uma rica e diversa cultura que influencia nos falares de seus habitantes. 

Tem muita gente que pergunta porque a língua falada aqui não é chamada de Português. Se não deveria ser “Brasileiro”. Olha, eu creio que não pela sua estrutura e por sua filologia (Estudo de uma língua através de seus documentos escritos).

No filme “Língua – Vidas em Português”, que está no Youtube, e foi produzido pelo cineasta moçambicano Victor Lopes a certa altura aparece o escritor José Saramago (Nobel de Literatura de 1998)  dizendo: “Penso que não haja uma língua portuguesa; há sim, línguas em português”.

Portanto, o que temos de admitir é que o “brasileiro”, na verdade é uma variante brasileira do idioma português.

Então parabéns para a nossa língua pelo Dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado nesta última quarta-feira, 5 de maio. E tenho dito. Até a próxima coluna “Ponto & Vírgula – O português na ponta da língua”, meu caros amigos.

(*) Marcos Lock é jornalista profissional com licenciatura em Letras/Português pela Universidade Federal de Rondônia

Dúvidas são bem-vindas e podem ser encaminhadas para o whatsapp 9.9328-1521 ou para o e-mail colunapontoevirgula@gmail.com. Procuraremos responder sempre com o maior prazer e presteza.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here