Maqueia ou maquia? Media ou medeia? Interviu ou interveio? Quanta confusão com os nossos verbos!

0
17

Não é de hoje que alguns verbos causam alguma confusão e costumam nos trair quando a gente menos espera. Outro dia, um repórter da toda poderosa Globo News disse que a polícia “interviu” em um conflito do Rio de Janeiro. O jornalista cometeu um erro crasso e a razão para o engano é simples…e sutil. A raiz deste verbo “intervir” está no verbo “vir” e, então, devemos dizer que “a polícia veio” ou “melhor “a polícia interveio”.

 

O verbo “vir” ganha a terminação “eio” no presente do indicativo, assim como certos verbos ganham um “eia” no mesmo tempo verbal. É o caso de “espernear” (esperneia), “guerrear” (guerreia); “bombardear” (bombardeia), “ansiar” (anseia), “incendiar” (incendeia); “odiar” (odeia); e ATENÇÃO: “mediar” (medeia); e “remediar” (remedeia),

E aqui vai a PRIMEIRA PEGADINHA da nossa querida língua portuguesa, meus amigos. Cuidado, porque não existem: “Ele media” ou “Ele remedia”. O correto é dizer “Ele medeia a partida de futebol” e “Ele remedeia a situação difícil”.

E aqui vai OUTRA PEGADINHA: os verbos “maquiar”, “variar”, “premiar” e “negociar” são uma exceção à essa regra porque são os tais VERBOS IRREGULARES. Então não existem “vareia”, “premeia”, “negoceia” e atenção, “vareia”. Com exceção do primeiro exemplo, o resto ficaria horrível de se pronunciado. Já pensou dizermos “ele negoceia uma chance”


Como decorar isso? A grande dica, meus caríssimos, é a leitura, ou seja, à medida que registramos a grafia de algumas palavras em bons textos, elas se tornam familiares e, com isso, temos condição de evitamos os vexames, como aquele cometido pelo repórter global…em rede nacional.

Se você tiver alguma contribuição encaminhe para o nosso whatsapp o 9.9328-1521 aos cuidados do professor Marcos Lock. Até a semana que vem, amigos!



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here