Uma decisão unânime patrocinada pela 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça (TJ/RO) manteve a condenação do padre Francesco Vialetto, conhecido como ‘Padre Franco’, ex-prefeito de Cacoal pela prática de improbidade administrativa. Ainda cabe recurso. A sentença foi prolatada em primeiro grau pelo juiz de Direito Mário José Milani e Silva em 2016.

Em resumo, o Ministério Público (MP/RO) narrou que em 2009 foi aberto procedimento licitatório para a contratação de mão de obra destinada a execução de serviços de limpeza, asseio e conservação nos prédios dos hospitais e unidades de saúde de Cacoal.

O Município de Cacoal teria adotado a modalidade “Convite” “da qual sagrou-se vencedora a requerida SÓ LIMPA – EMPRESA DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO LTDA. Prossegue afirmando que a empresa vencedora se utilizava de M. e G. como proprietários de fachada, pois realmente pertencia à pessoa de E., que era amigo pessoal do Prefeito e ocupava função de assistente especial e, posteriormente, passou a exercer a função de assessor de assuntos políticos do Prefeito de Cacoal”.

Na compreensão dos desembargadores, ao julgarem o recurso de Padre Franco, ficou estipulado: “A contratação de empresa de propriedade de servidor comissionado que exerce cargo de confiança perante à municipalidade é vedada por lei e viola os princípios da administração pública, configurando ato ímprobo praticado pelo agente político nos termos da Lei 8.429/92, que exige, tão somente, a demonstração de dolo genérico para aplicar às sanções cabíveis”.

Em seu voto, o juiz Jorge Luiz de Moura Gurgel do Amaral sacramentou: “Sendo assim, a condenação imposta na sentença a perda da função pública e suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 3 (três) anos, foi fixada em perfeita harmonia com o conjunto de provas produzidas e com total proporcionalidade na escolha das sanções, levando-se em conta o grau de ofensa à ordem jurídica e o desvalor social da conduta praticada pelo apelante, razão pela qual não há que se falar em reforma”.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here