No ‘Dia Mundial sem Tabaco’, lembrado no último dia 31, o jornalista Roberto Gutierrez comemorou a data ao lembrar da sua decisão de parar de fumar. Segundo ele, já são 4 anos livre do cigarro. A força de vontade foi que o manteve firme, pois foram 29 anos de dependência.

Ele já chegou a fumar quatro carteiras por dia e a vontade de fumar era a todo o momento. Um vício que aos poucos Roberto foi percebendo o quanto isso estava sendo prejudicial para a saúde dele.

O ‘Dia Mundial sem Tabaco’ vem incentivar os fumantes a deixarem o vício que segundo a Organização Mundial da Saúde, é considerado a principal causa de morte evitável no mundo. Dados da OMS apontam que um terço da população mundial adulta é fumante. De acordo com a enfermeira do Unidade Básica de Saúde Dolks de Abril em Ji-Paraná, o fumante está exposto há várias doenças.

A enfermeira lembrou que para as pessoas que desejam parar de fumar o município desenvolve um projeto com equipes médicas para acompanhar o paciente neste processo, mas que a cura do vício depende de si próprio.

Veja entrevista sobre o assunto feita pela à Rede TV de Ji-Paraná:




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here