Ji-Paraná realiza o primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef

0
88

Elaboração de um plano de ação para ampliar as  políticas públicas voltadas aos direitos das crianças e adolescentes com o objetivo de, em 2.020, elevar seus índices e receber o Selo Unicef.

Este é o grande objetivo para Ji-Paraná a partir da realização do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, neste dia 20, na Igreja Missionária Unida. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca)

Durante o Fórum Comunitário foram apresentados a Comissão Intersetorial em Defesa da Infância e Adolescência (CIPDIA) e o Núcleo de Crianças e Adolescentes (NUCA), compostos por representantes das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Esporte e Turismo, Apae e do Conselho Tutelar.

De acordo com a articuladora do Selo Unicef em Ji-Paraná, Thaís Sanders, as equipes colaboraram durante o Fórum no processo de debate e discussões sobre como melhorar a vida das crianças e adolescentes de Ji-Paraná, em vários aspectos.

ENTRE OS EIXOS DISCUTIDOS estiveram o registro civil de todas as crianças, evasão escolar, gravidez na adolescência, mortalidade infantil e o incentivo aos jovens de 16 e 17 anos para que participem do processo eleitoral brasileiro. São 12 indicadores sociais e desafios impostos pelo Selo UNICEF para atingir os objetivos propostos até 2020.


“O Selo  é uma forma de incentivo as cidades que fortaleçam as ações para a melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes, especialmente, as que estão inseridas no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, onde está concentrado o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade”, explicou a articuladora do Selo.

Para a secretária de educação de Ji-Paraná, Leiva Custódio Pereira, todos os órgãos como Tribunal Regional Eleitoral, 2º Batalhão da Polícia Militar, Cmdca, escolas públicas e privadas estão participando desse momento tão importante para o município.

Já a Secretária de Assistência Social, Sônia Reigota destacou que a Comissão e Núcleo terão uma tarefa importante e o secretário de Saúde de Ji-Paraná, Renato Fuverki, destacou a participação ativa e colaborativa da Saúde nesse processo importante de mudança social que o município está vivendo. 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here