Ji-Paraná comemora 41 anos com muita festa, queima de fogos e shows

0
13

Hoje, quinta-feira, 22 de novembro, a cidade de Ji-Paraná completa 41 anos de emancipação política e administrativa. A criação do município ocorreu em outubro de 1977. Porém, a data alusiva às comemorações foi instituída somente no ano de 1986, pela Lei Municipal, número 93, sancionada no dia 26 de julho daquele ano.

Desde então, Ji-Paraná vem forjando sua trajetória sempre se mantendo como o segundo maior município de Rondônia. A cidade está em franco desenvolvimento, com uma economia pujante e bastante diversificada, com presença significativa do comércio e da prestação de serviços, importantes indústrias instaladas, especialmente no processamento de alimentos, e sendo considerada a Capital do Agronegócio em Rondônia, sediando a maior feira de agronegócio da região Norte, a Rondônia Rural Show.

Para o ano de 2019, as perspectivas são bastante positivas. A cidade conseguiu atravessar, sem grandes turbulências, o momento delicado vivenciado pelo País nos últimos anos. Diferente de outras cidades brasileiras, Ji-Paraná, mesmo com os impactos da estagnação econômica nacional, manteve-se recebendo investimentos públicos e privados, gerando empregos, com a economia local aquecida e com o setor produtivo em alta.

Para o prefeito municipal, Marcito Pinto (PDT), a expectativa é que este bom momento da cidade continue pelos próximos anos, uma vez que as projeções nacionais, tanto para o mercado interno e externo, são de retomada do crescimento já a partir de 2019. 

“Após o fim das eleições presidenciais deste ano, o Brasil entrou em um clima de otimismo, com uma sinalização de novos investimentos pelos setores produtivos do país e com ótimas projeções de retomada do crescimento. Esses investimentos do setor privado, sejam de capital nacional ou de capital estrangeiro, acabam refletindo positivamente nas cidades, criando ambientes favoráveis para os negócios”, comentou o chefe do executivo.

MARCITO  LEMBROU ainda que mesmo que esse processo de retomada seja percebido de forma tímida inicialmente, Ji-Paraná se manterá em um bom ritmo econômico e com conquistas importantes para a população. “Temos várias obras estruturantes para cidade que estão programadas para serem entregues a curto prazo e mais de 60 projetos em andamento que iremos concluir em 2019”, comentou o prefeito.

Dentre as obras que estão próximas da conclusão, Marcito citou a término de pelo menos três escolas para educação infantil, a iluminação do viaduto, dois postos de saúde, as obras de ampliação do Hospital Municipal, a pavimentação de diversas ruas e a conclusão da obra de ampliação da rede de água e troca das adutoras da Caerd.

AS COMEMORAÇÕESAs festividades do aniversário da cidade tiveram início já no mês de outubro com uma vasta programação de eventos culturais e esportivos extensivos até o dia 31 de dezembro, quando acontecerá a tradicional Festa da Virada. 

Nesta quinta-feira (22) foi realizado pela manhã o passeio ciclístico,e à noite acontece o acionamento das luzes de natal, uma grande queima de fogos e shows com artistas locais, a partir das 20 horas, no Gerivaldão.

Outro ponto marcante das comemorações será no próximo dia 30 de novembro, com a abertura da Casa do Papai Noel, um dos pontos mais visitados da decoração Natalina ji-paranaese. As festividades alusivas ao aniversário seguem durante o mês de dezembro com apresentações da Cantata Natalina, apresentações teatrais, ballet e shows musicais.

Ainda não há comentários, seja o primeiro.