IPVA pago dois meses antes tem 10% de desconto

0
50

Os proprietários de veículos de placa com final 1, 2 e 3 podem obter desconto de 10% no Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 se efetuarem o pagamento de forma integral até o fim de janeiro. O mesmo percentual de desconto vale para aqueles contribuintes que quitarem o imposto dois meses antes da data limite para licenciamento do veículo pelo Detran/RO.

Já com um mês de antecedência, o motorista conseguirá obter desconto de 5%. No mês de vencimento não há desconto. 

Segundo a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), a tabela está disponível para consulta no site oficial da pasta e o governo espera arrecadar mais de R$ 260 milhões para o exercício financeiro deste ano em Rondônia.

A opção de parcelamento do IPVA do exercício corrente em três vezes está disponível, no entanto, a Sefin alerta que esse procedimento deve ser feito três meses antes da data de licenciamento dos veículos. 

Em caso de multas por atraso, o motorista precisa ficar atento, pois haverá juros de 1% ao mês, e multa de mora de 0,33% ao dia, limitada a 20% do valor do imposto vencido. Já o IPVA vencido no ano de 2017 pode ser parcelado em nove vezes. O de vencimento em exercícios anteriores – 2016 para trás – poderá ser parcelado em até 15 vezes pelo Refaz (programa do Governo de recuperação de créditos), até dia 19 de março de 2018. 

A Secretaria de Finanças do Estado informa, ainda, que a alíquota (percentual ou valor fixo aplicado para cálculo do valor de um tributo) está estável em Rondônia. O que sofre atualização anualmente é o valor dos veículos, apurado com base na tabela FIPE.

Ainda não há comentários, seja o primeiro.