A quarta-feira (21) vai continuar com temperaturas mais amenas em todo o Estado de Rondônia por conta da friagem que ainda atua no sul da Amazônia, conforme previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Apesar das temperaturas permanecerem abaixo dos 29°C em todo Estado, podendo chegar à 14°C em Vilhena, o tempo deve abrir mais, devendo o céu variar entre claro e parcialmente nublado.

Não há previsão de chuva, inclusive na capital onde as temperaturas devem variar entre 17°C de mínima e 27°C de máxima. A umidade relativa do ar segue baixa em todas as regiões. Em Ariquemes os termômetros oscilam nesta quarta-feira entre 16°C e 28°C. Em Alta Floresta a mínima será de 15°C, a mesma registrada em Cacoal que pode ter máxima de 28°C. Já em Ji-Paraná a mínima será de 16°C e a máxima de 29°C.

Que venha o inverno – Esta friagem vem saudar o inverno de 2017 que começou à 1h24 desta madrugada do dia 21 de junho. A estação vai até 17h02 do dia 22 de setembro. Uma das principais características do inverno no Brasil é o tempo seco e a escassez de chuva. Na Região Norte é a época da estiagem e as temperaturas costumam se elevar justamente pela falta de chuvas. Neste período as queimadas se alastram pelo país do meio para fim da estação e podem causar graves danos à flora nativa e reservas de biodiversidade, especialmente o cerrado.

Frentes frias continuarão chegando ao Brasil durante o inverno. Estados como o Mato Grosso do Sul e São Paulo podem ter eventos de chuva forte na passagem de algumas destras frentes frias de inverno. 

Algumas massas polares especiais chegarão várias vezes a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas provocando grande friagem, fenômeno que está se abatendo sobre os rondonienses nestes dias.


Veja a análise de como deverá este inverno no Brasil neste vídeo da Agência Climatempo:



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here