Internet pode beneficiar a memória dos mais velhos

Acredite: a tecnologia tem tudo para se tornar uma grande aliada do cérebro daqueles que ultrapassaram os 65 anos. Só é preciso método e paciência para ensiná-los.

0
136

Para quem já está acostumado com o mundo digital, ações como Ctrl+c e Ctrl+v parece algo básico. Porém, para mulheres e homens acima de 65 anos que fizeram parte de um estudo da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, esses comandos propiciaram ganhos em suas capacidades cognitivas.

Eles participaram de 15 oficinas de navegação na internet e nas redes sociais e, ao fim do experimento, um questionário indicou uma melhora significativa na memória e na atenção. Já outro grupo, que permaneceu off line, teve uma piora nas mesmas funções.

“É natural que certas habilidades diminuam com o envelhecimento. Mas mostramos que é possível estimular a cognição dos idosos com o uso do computador”, conta a psicóloga Mônica Kieling, autora da pesquisa. Neste sentido esta especialista preparou um guia simples de medidas para quem já pertence à Terceira Idade e gostaria de ingressar na vida digital.

Muitos idosos depois que conhecem o whatsapp, por exemplo, se encantam com a tecnologia e passam a preencher muito do seu tempo falando e interagindo com familiares. Por isso, na maioria dos casos vale  a pena introduzir os mais velhos neste mundo virtual, lembrando que é preciso sempre muita paciência nesta tarefa. Eis os quatros passos neste sentido sugeridos pela profissional:

OS MAIS IDOSOS PRECISAM TAMBÉM ESTAR ‘PLUGADOS” PARA ATUALIZAR-SE E RELACIONAR-SE COM A FAMÍLIA

4 DICAS PARA DAR INÍCIO À VIDA DIGITAL DOS MAIS VELHOS


Faça um roteiro
Escreva um passo a passo com todas as instruções para fazer o básico. Isso inclui senhas e como ligar e desligar a máquina.

Perca o medo
Um dos maiores receios dos idosos é estragar o computador. Não se preocupe: ele é resistente. Pode explorar à vontade.

Procure ajuda
Pergunte se familiares ou amigos podem auxiliar no começo. Mas atenção: o professor tem de ser paciente.

Vá com calma
Não tente assimilar tudo de uma só vez. Aprender três novas coisas com uma hora de prática já é mais do que suficiente.

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here