As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2017, o programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior, estão abertas a partir de hoje (24) e vão até a próxima às 23h59 desta sexta-feira (27).

Para concorrer, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não serão aceitas. Este ano o número de vagas aumentou: são mais 238 mil, em relação a 205,5 mil no ano anterior. Além disso, cinco instituições públicas aderiram ao sistema: de 128, passou a 131 em 2016.Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de curso em universidades e institutos públicos, federais e estaduais.  

Para se candidatar, é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem 2016 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. Durante o período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída

Pesos e nota mínima — Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscrever para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

Além disso, algumas instituições de ensino adotam uma nota mínima para a inscrição em determinado curso. Ao pleitear uma vaga, o aluno é informado se sua nota obtida é suficiente para concorrer àquele curso. Se não for, ele pode optar por outro curso ou outra instituição. É importante lembrar que estudantes que tiraram nota zero na redação do Enem não poderão concorrer às vagas oferecidas pelo Sisu.


Datas — No próximo dia 30 sai a primeira chamada regular, com matrícula de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos não selecionados na primeira chamada devem aderir à lista de espera, do dia 30 de janeiro a 10 de fevereiro. A partir do dia 16 de fevereiro, as instituições farão as chamadas seguintes com base nos estudantes que demonstraram interesse na lista de espera.

ProUni e Fies — As inscrições para o ProUni 1º/2017 ocorrerão na semana seguinte, entre 30 de janeiro a 2 de fevereiro. Para o Fies, as datas são de 6 a 9 de fevereiro.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here