Inscrições para concurso de Cartas dos Correios terminam nesta quinta

0
103

Encerra no próximo dia 17 de março, quinta-feira, o prazo de inscrição para o 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas, que é realizado no Brasil pelos Correios e coordenado em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU). O certame é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a redação escolar, incentivar a expressão da criatividade e a melhorar os conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Podem participar estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais. 

Os vencedores nas etapas regional e nacional e suas respectivas escolas receberão certificados de reconhecimento e prêmios em dinheiro. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.

A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.

O tema escolhido para este ano é: “Imagine que você é um(a) assessor(a) do secretário-geral da ONU – qual o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”

Em 2016, mais de 2.600 escolas públicas e particulares, em todo o país, participaram do concurso, que teve 4.419 redações inscritas. A redação campeã foi escolhida por uma comissão julgadora com representantes dos Correios, Unesco no Brasil e Ministério da Educação.


O Brasil tem tradição no concurso, sendo o segundo mais bem colocado em âmbito internacional, atrás apenas da China. As recentes premiações recebidas pelos estudantes Leonardo Silva, de Presidente Médici (RO), medalha de bronze em 2015, e Laryssa Pinto, do Pará, menção honrosa na edição do ano passado, comprovam o bom desempenho brasileiro.

Mais informações em Rondônia podem ser obtidas pelos telefones (69) 3217-3652/3661 ou por este LINK.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here