Na reta final para as inscrições, o 3º Concurso de Qualidade e Produtividade do Café (Concafé) promete trazer mais novidades da lavoura cafeeira de Rondônia. Com destaque para o café da espécie canéfora, o concurso trouxe visibilidade ao estado que se encontra, hoje, entre os principais produtores de café do país. Quem tiver interesse em participar precisa correr, pois as inscrições terminam dia 31.

Desde o seu lançamento, em 2016, o Concafé vem agregando valor à cafeicultura regional, com produtores rurais empolgados e empenhados em produzir o melhor grão de café robusta. Para isso, eles têm investido em técnicas de clonagem e de manejos buscando cada vez mais um crescente aumento da produtividade e qualidade do café de Rondônia.

Com o resultado dessas práticas, o café rondoniense que não era de boa qualidade passou a ser um café de excelência, consolidado com a conquista dos segundo e terceiro lugares por cafeicultores rondonienses na Semana Internacional do Café do ano passado. Essa participação abriu caminhos para que o café de Rondônia fosse reconhecido nacional e internacionalmente.

HOJE  O  ESTADO  está entre os principais produtores de café do país, aparecendo em quinto lugar no ranking de produção nacional, segundo produtor de conilon e primeiro de robusta no Brasil, já começa investir na industrialização de café gourmet (em pó e em cápsula), não perdendo em nada para outros países que também produzem café canéfora.

Para este ano, a expectativa é que, além de o concurso contar com um maior número de cafeicultores participantes, a disputa seja mais acirrada, já que muitos produtores aderiram às técnicas praticadas pelos vencedores de 2017.  As inscrições vão até 31 de julho e quem estiver interessado em participar deve dirigir-se a um dos escritórios da Emater-RO e fazer sua inscrição. Para mais informações acesse o edital do concurso.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here