Incrível ave que ‘vira árvore’ é fotografada por motorista na zona rural de Nova União

0
9

O urutau é um pássaro raro da família das corujas e foi filmado por um motorista que passava pela zona rural de Nova União. A ave escolheu o toco de uma cerca para se camuflar, ação que é facilitada pela sua plumagem semelhante à textura do pedaço de madeira.

“Eu estava passando de ônibus quando notei algo estranho em cima do toco e ao chegar mais perto percebi que se tratava de um pássaro. Bem rápido eu peguei meu celular e comecei a filmar para mostrar para meus amigos. Eu ainda não conhecia essa ave, fiquei muito surpreso em saber que se trata de um pássaro raro”, conta o motorista, Arli Miranda.

Segundo a bióloga, Meire Zanettin, a avebde hábitos noturnos, é popularmente chamada de mãe-da-lua, bacurau e ave-fantasma em outras regiões do Brasil. A espécie é típica das áreas quentes da América do Sul. Seu nome científico é Nyctibius griseus, mas foi chamada pelos índios de Urutau, que na língua Tupi significa “ave fantasma”.

“A alimentação do urutau é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros”, explica a bióloga.


Ainda não há comentários, seja o primeiro.