Um espetáculo colorido iluminou os céus de Singapura na tarde da última segunda-feira: um “arco-íris de fogo” surpreendeu moradores locais, que conseguiram registrar as formas coloridas aparecendo entre as nuvens. O fenômeno durou cerca de 15 minutos e pode ser observado em toda a ilha.

“Começou como um pequeno círculo laranja e então cresceu e cresceu até que todas as cores apareceram”, descreveu Fazidah Mokhtar, que testemunhou o evento, à BBC. Segundo ela, a nuvem multicolorida apareceu no céu por volta das 17h10, no horário local (6h10 de Brasília), e foi desaparecendo lentamente.

Espetáculo — O fenômeno meteorológico ocorre principalmente em nuvens que estão se desenvolvendo, nas quais gotas d’água ou cristais de gelo de tamanho uniforme dobram a luz – um processo chamado difração – e produzem uma variedade de cores deslumbrantes. Quando a luz passa por essas gotas ou cristais, é separada em vários comprimentos de onda que emergem de diferentes ângulos, mostrando uma incrível mancha multicolorida no céu – é um processo semelhante à formação do arco-íris.

Esse tipo de evento ocorre apenas em condições específicas e sua frequência varia de acordo com a estação do ano, sendo mais comum no verão. “Todas as crianças da escola, alguns pais e outros funcionários ficaram encantados com o que viam e comentaram que era muito, muito raro ver um arco-íris tão bonito e único”, disse Fazidah, que trabalha em uma creche local.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here