III Jornada de Reumatologia em RO ganha importância em uma população cada vez mais idosa

0
3149

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro e o ingresso em grande número de cidadãos na terceira idade, grupo acima dos 60 anos, ganham importância os assuntos de saúde que oferecem tratamentos para essa faixa etária ,cada vez mais numerosa.

Vários desses temas serão tratados na III Jornada de Reumatologia de Rondônia, organizada pela Sociedade de Reumatologia de Rondônia (SRR), que será nos dias 25 e 26 deste mês de outubro, em Porto Velho, no auditório principal do Conselho Regional de Medicina de Rondônia.

O evento será gratuito e aberta a médicos, estudantes de medicina e também ao público interessado no assunto. A abertura oficial está programada para acontecer às 16 horas do dia 25. No primeiro dia ocorrerão quatro palestas e no segundo outras três.

ENTRE OS TEMAS ABORDADOS estão, por exemplo, aqueles que ligam a reumatologia à osteoartrite, terapias imunológicas mais encontradas na rotina reumatológica e condutas na gravidez, o tratamento reumatológico de partes moles do organismo, as infecções em reumatologia, cuidados no uso de medicamentos imunológicos em pacientes reumáticos e o tratamento da artrite reumatóide na Amazônia.

Clique no link para ter acesso ao conteúdo do evento: https://www.reumatologia.org.br/evento/iii-jornada-de-reumatologia-em-rondonia/

OS MÉDICOS REUMATOLOGISTAS: DR. GENTIL, DR. PROVENZA E DR. LISZT

A abertura desta III Jornada estará sob a responsabilidade dos seguintes médicos: prof. dr. José Roberto Provenza, atual presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, na gestão 2019/2020; dr. Gentil de Lima Mauro Filho, dr. Liszt Jonney Silva dos Santos e dr. Geraldo Miglioni Pires dos Santos, respectivamente presidente, vice-presidente e diretor científico da Sociedade de Reumatologia de Rondônia (SRR).

O evento também contará com a presença de vários palestrantes, entre eles o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o professor doutor José Roberto Provenza, que virá de Campinas (SP).

“Para nós é uma grande satisfação contarmos com a presença do atual presidente da SBR, o professor Provenza, bem como do presidente eleito, o professor Ricardo Xavier, de Porto Alegre, e também o anterior, o professor George Christopoulos, de Maceió (AL)”, declara o médico Liszt Jonney.

Para ele é um grande orgulho reunir a antiga, atual e futura gestão da diretoria executiva da SBR uma vez que se trata de um estado pequeno como Rondônia, com somente oito especialistas, com uma sociedade de reumatologia com somente seis anos de fundação.

Esta terceira jornada de Rondônia vai abordar de maneira simples e precisa as terapias utilizada e as melhores formas de reconhecer os tipos de reumatismo que existem. São mais de 120 patologias diferentes tratados dentro da reumatologia. 

“O público pode esperar uma diversidade de temas palestrados por pessoas de renome a nível nacional, figuras que constam nos anais da reumatologia brasileira, com bastante prática clínica no manejo e tratamento das patologias”, frisa o dr. Liszt.  

GESTÕES DE RESULTADOS

“O evento fecha com chave de ouro a gestão do presidente do dr. Gentil Mauro Lima filho e também a minha gestão.  Iniciamos em janeiro de 2017 e estamos encerrando agora em dezembro de 2019. Foram 3 anos nesse último ciclo e podemos destacar enormes avanços para a reumatologias em Rondônia, entre elas, as mudanças no quesito obrigatoriedade de exames mensais que a Secretaria de Estado vinha obrigando os pacientes de uso de medicamentos de alto custo”, salienta o dr. Liszt.

“Nós conseguimos reverter isso para exames trimestrais, ou seja o paciente só tem que vir de três e três meses no consultório de especialista ao invés de todos os meses, isso fez com que diminuísse os custos de exames laboratoriais que os pacientes estavam tendo. Também conseguimos fazer uma ação global no ano de 2018 contando com o apoio do Sesi e com a Rede Globo. Nesse evento tivemos a colaboração de 6 reumatologistas  durante o dia todo prescrevendo e diagnosticando patologias reumáticas”, frisa o especialista.

“Também conseguimos fazer em 2017 o Dia da Fibromialgia e esse dia foi muito legal! Ocorreu nas principais cidades de Rondônia (Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena). E agora para encerrarmos o mandato, estamos fazendo a III Jornada de Reumatologia de Rondônia que conta com essas figuras ilustres da Sociedade de Reumatologia Brasileira”, completou o dr. Liszt.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

Ainda não há comentários, seja o primeiro.