A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – EMATER assinaram convênio com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Cacoal, com o objetivo de implantar um Laboratório de Análise Física de Grãos, que, dentre diversas atividades, a partir de 2020, servirá para a realização da análise física dos cafés inscritos no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – CONCAFÉ. 

De acordo com Diretor Geral do IFRO Campus Cacoal Prof. Davys Sleman de Negreiros “esse convênio vem selar um projeto de 4 anos que foi estrategicamente focado no maior arranjo produtivo local e social da nossa região, o café. Com isso conseguimos o apoio da Pica Pau Motors instalando toda a irrigação da nossa área de plantio”.

A equipe coordenadora do 5° Concurso de Qualidade de Café (5º CONCAFÉ) efetuou desde a última terça-feira (01), a recepção, triagem e codificação individual das amostras dos grãos inscritos na competição. A partir do dia deste dia 8 iniciou-se a segunda etapa. O CONCAFÉ entra agora na fase de classificação dos grãos com o processo de análise física dos cafés, realizado por classificadores da IDARON). 

“A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação de sustentabilidade, em que será pontuado em quesitos sociais e ambientais, com destaque para o controle dos custos, o manejo do solo, os cuidados no manuseio, armazenamento e aplicação de agro químicos e o trabalho associativo, entre outros”, explicou Rachel Barbosa da Silva, coordenadora do controle de amostras e auditoria propriedades pela IDARON. 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here