Hoje, 24 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Café

0
34

Hoje, sexta-feira (24) de maio, é celebrado o Dia Nacional do Café. É a época da colheita na maior parte das regiões produtoras do País. Por esse motivo, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) sugeriu este dia ao criar a data comemorativa em 2005.

O café segue sendo uma das bebidas mais apreciadas do brasileiro, por razões culturais e também porque traz muitos benefícios ao ser humano.Pesquisas recentes apontam a cafeína como um importante agente modulador do desempenho em vários tipos de atividade física.

Para que o café possa promover o seu efeito no organismo, deve ser consumido moderadamente, na dosagem mínima de quatro xícaras por dia. Isso porque além de potencializar a performance durante os exercícios, o café atua como estimulante do sistema nervoso, já que a cafeína aumenta a tensão dos músculos e ajuda na mobilização de substratos de energia para o trabalho muscular.

E para os atletas, sejam profissionais ou não, o café ajuda a ter mais pique para correr, pular, saltar, nadar, entre outros, pois estimula a ação muscular durante a atividade física. O consumo do cafezinho proporciona um aumento da força muscular, já que retarda a fadiga do músculo, possibilitando um número maior de carga e repetições de execução do exercício após a ingestão de cafeína.  

Porque o café é recomendado:


Melhora o estado de alerta, a atividade intelectual, a clareza do raciocínio e aumenta a velocidade das associações de ideias;

Oferece proteção contra várias doenças degenerativas, devido ao grande potencial antioxidante;

Melhora a memória quando existe deterioração cognitiva;

Diminui a fadiga e melhora o rendimento de atletas;

Acelera a perda de gordura pois aumenta o metabolismo basal e obrigar o corpo a gastar mais energia;

Diminui a absorção de glicose no intestino, podendo ajudar a controlar o peso.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

Ainda não há comentários, seja o primeiro.