Nesta segunda-feira, 10 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Pizza. A data foi instituída em 1985 durante um concurso estadual em São Paulo, onde se elegeria a melhor pizza de muçarela e margherita. Ao final do evento instituiu-se que a data de encerramento se tornaria um dia oficial para homenagear a iguaria.  

A pizza é um dos cinco pratos mais apreciado do Brasil, muito querido por crianças, jovens e adultos, de todas as classes e em todos os estados, onde costuma ganhar recheios regionais. Estima-se que 1.000.000 (um milhão) de pizzas sejam consumidas por dia no País inteiro e há no Brasil cerca de 40 mil pizzarias.

Só em Ji-Paraná classificadas como tal há cerca de 15, sem contar as lanchonetes e bares que também preparam esta delícia italiana.

Você sabe de onde vem a expressão “tudo termina em pizza”, usada quando alguém quer dizer que algo ‘não vai dar em nada’? De acordo com o “Guia dos Curiosos” esta expressão surgiu na década de 50, quando, no clube de futebol Palestra Itália, hoje Palmeiras, ocorreu uma grande discussão durante uma reunião e seus diretores decidiram deixar a confusão de lado e foram juntos a uma pizzaria para confraternizar.

Veja a seguir o malabarismo com a massa de pizza, que é atração em muitas pizzarias.


Reveja também a reportagem de ontem do Fantástico sobre o assunto, feita com um pizzaiolo brasileiro que inventou a pizza com borda de coxinha.

https://www.youtube.com/watch?v=rl5X3mEzETU

Assista agora a matéria do Fantástico:

http://g1.globo.com/fantastico/quadros/me-leva-brasil/noticia/2017/07/me-leva-brasil-interior-do-ceara-tem-pizza-com-borda-de-coxinha-enterrada.html

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here