Hildon Chaves sanciona lei que proíbe canudo de plástico em estabelecimentos comerciais

0
20

O prefeito Hildon Chaves, sancionou a lei 2.625 que proíbe o fornecimento de canudo de plástico, em estabelecimentos comerciais ou licenciados pela Prefeitura de Porto Velho. Ele explicou, porém, que embora a lei esteja valendo desde o dia 5, será dado um prazo de transição de trinta dias para que os comerciantes possam se adequar à nova legislação.

Visando diminuir os danos que os canudos de plástico provocam ao meio ambiente, o prefeito Hildon Chaves sancionou a lei, de autoria dos vereadores Elis Regina e Maurício Carvalho, ao qual proíbe o fornecimento de canudo em plástico nos locais como hotéis, restaurantes, bares, padarias, lanchonetes, dentre outros estabelecimentos comerciais licenciados pela Prefeitura de Porto Velho.

Acompanhando o exemplo de países e cidades ao redor do mundo, como Califórnia, Reino Unido e Vancouver, que já proibiram o uso dos canudos de plástico, Porto Velho entra na lista das mais de 50 cidades brasileiras que já proibiram o uso do utensílio, segundo levantamento do Instituto Movimento Cidades Inteligentes.

Rio de Janeiro, foi a pioneira no Brasil. Depois vieram Santos (SP), Goiânia, Porto Alegre e dezenas de outras cidades que já contam com lei sancionada para a proibição dos canudos de plástico. As cidades também estão se articulando para desenvolver novas formas mais sustentáveis, como a produção de canudos feitos com bambu, uma forma biodegradável, ou seja, não causa impacto ao meio ambiente.

Já em países europeus, como Itália, Reino Unido, Noruega, França e também nos Estados Unidos, a tendência é a substituição de pratos comestíveis, que são feitos com farelo de trigo, e canudos e talheres feitos com plástico biodegradável.


A medida da prefeitura de Porto Velho tem o objetivo de proteger os rios e lagos e preservar o ecossistema, pois o plástico pode demorar mais de 450 anos para poder se decompor na natureza, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here