Hemocentros de RO precisam repor estoques de sangue e pedem doações

0
56

A situação do estoque de sangue em Rondônia está em estado crítico. O alerta é da médica hematologista e hemoterapeuta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), Ana da Carolina Gonzaga de Melo.

Muitas são as pessoas necessitadas deste gesto de amor, que é a doação de sangue: são crianças com anemia falciforme que necessitam de transfusão para continuarem existindo, jovens que receberam um diagnóstico que ameaça interromper sonhos e precisam passar por cirurgia, são pais, mães, filhos, avós, amigos, gente que depende desta atitude. 

A doação de sangue em Ji-Paraná deve ser feita no Hemocentro que fica na Avenida Clóvis Arrais, no centro do Primeiro Distrito, com horário de atendimento das 7 horas da manhã até às 13 horas da tarde. Quem comparecer poderá também realizar o seu cadastro para tornar-se doador de medula óssea.

“Sempre no final do ano aumenta o numero incidentes acompanhado de uma baixa de estoque e, por isso, sempre precisamos de mais doadores nessa época. Por isso, fazemos essa convocação todos os anos. As doações feitas aqui em Ji-Paraná ajudam outros unidades porque somos uma hemorede que abastece a necessidade de outras cidades”, esclareceu ao Repórter RO a enfermeira Idenice Thomas

Ela frisa que a partir de segunda-feira o Hemocentro de Ji-Paraná estará em sua rotina normal para doações, recebendo as pessoas das 7h até  12 horas, durante a semana inteira, até sexta-feira. “O procedimento demora cerca de uma hora. A pessoa precisa estar bem alimentada de forma leve e deve ser maior de  18 anos. Se for doador de primeira vez poderá doar a idade de 59 anos e 11 meses. Se for doador costumeiro, pode doar até 69 anos. Quem tem pressão alta ou diabetes precisará passar por uma avaliação pelo médico do Hemocentro antes de fazer a doação“, salienta a enfermeira Idenice.


Ela acrescenta que a pessoa não pode ter feito tatuagem, não estar em tratamento odontológico, não ser usuário de qualquer tipo de droga e não pode ter contraído hanseniase ou leishmaniose.

O Hemocentro em Ji-Paraná atende ocorrências de  Jaru e Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste, Theobroma, Nova União, Mirante da Serra, Vale do Paraíso, Urupá, Teixeirópolis, Jorge Teixeira e Vale do Anari.

REQUISITOS NECESSÁRIOS AO DOADOR DE SANGUE

– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 18 e 69 anos de idade
– 16 e 17 anos poderá doar acompanhado dos pais ou responsáveis legais
– Ter peso acima de 50 kg
– Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (Aguardar três horas após o almoço)
– Homem pode doar até 4 vezes ao ano em intervalos de 60 dias (dois meses)
– Mulher pode doar até 3 vezes ao ano em intervalos de 90 dias (três meses)
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

– Estar gripado ou com febre
– Estar grávida ou amamentando
– Estar em tratamento médico
-Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas)
-Ter tatuagem feita há menos de um ano
-Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses
-Ter tido malária nos últimos 12 meses

IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS

– Ter tido doença de Chagas
– Ter tido hepatite após os 11 anos de idade
– Ter sido exposto à situação ou comportamento que levem a risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis

É obrigatório apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.

ENDEREÇO DO HEMOCENTRO DE JI-PARANÁ

Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440 – Centro
Ji-Paraná – RO. CEP 76872872
Telefone: (69) 3421-1615
Horário de funcionamento: 7h às 13h



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here