Neste sábado (25) é comemorado o Dia do Doador Voluntário de Sangue. Para marcar a data o Hemocentro de Ji-Paraná ficará aberto das 7 às 16 horas para receber doadores de sangue. A exemplo de outros anos não haverá a tradicional Festa do Doador devido às obras de construção da nova catedral de Ji-Paraná, que ocasionou a transferência do local das missas para a quadra da comunidade São João Bosco, onde era feita a festa.

Segundo fonte do Hemocentro local a maratona deve levar à coleta de, pelo menos, 50 bolsas. Cada uma delas pode salvar até quatro vidas. Os doadores deste sábado, além de um café reforçado, também serão brindados com uma camiseta alusiva à data.

A preocupação do Hemocentro em manter os níveis de estoque justifica-se pela aproximação do período de festas, quando o índice de acidentes aumenta bastante. 

No País inteiro o Dia Nacional do Doador de Sangue é marcado por atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público.

Este Dia do Doador Voluntário foi estabelecido por decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Humberto de Alencar Castello Branco. É também comemorado nesta data o aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.


Requisitos para a doação

♦ Estar em boas condições de saúde;

♦ Ter entre 16 (com autorização dos pais) e 69 anos de idade;

♦ Ter peso igual ou superior a 50kg;

♦ Estar alimentado e ter evitado alimentação gordurosa;

♦ Ter dormido pelo menos 6 horas nas ultimas 24 horas.

O Hemocentro de Ji-Paraná fica na Rua Clovis Arraes, 1.440 (ao lado do  Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha), no Primeiro Distrito da cidade. Telefone para mais informações é o 3422-6762.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here