GRIPE: vacinação em Ji-Paraná começa no próximo dia 30 com os idosos

0
53

A Prefeitura de Ji-Paraná dará início à campanha de vacinação contra a gripe a partir do próximo dia 30. Aqui a data  foi adiada com o objetivo de aumentar os locais de vacinação para que não ocorra aglomerações e evitar exposição de idosos à riscos desnecessários. No restante do Brasil a imunização começou hoje (23).

A prefeitura através da secretaria de Saúde está buscando a parceria com as escolas públicas, visando aumentar o número de postos de vacinação e promovendo a descentralizando os locais de imunização. Outra informação importante é que o número de pessoas trabalhando na imunização será maior para que o procedimento acontece de forma ágil.

Os idosos serão os primeiros a receber a imunização.  O secretário de Saúde, Rafael Papa, reforçou que tão logo, os pontos de vacinação estejam definidos, a Secretaria Municipal de Saúde irá informar a população através da imprensa local.

A CAMPANHA NACIONAL de Vacinação todo o País teve início hoje, segunda-feira (23) para idosos e trabalhadores da saúde. A campanha vai contar com mais duas etapas e a meta é vacinar 67,6 milhões de pessoas em todo o país até 22 de maio. A campanha contra a gripe recomeça no dia 16 de abril e, na segunda etapa, vai imunizar. doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que será no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.


O Ministério da Saúde vai distribuir 75 milhões de doses aos estados. Alguns estados têm vacinação em farmácias, ‘drive thru’ e imunização em ordem alfabética.

Os idosos acima de 60 anos estão no grupo de maior risco para o coronavírus, com letalidade de 15% para o grupo acima de 80 anos. Eles também são considerados mais vulneráveis à gripe. Segundo o governo, eles são 20,8 milhões de pessoas no país.

TRÊS VÍRUS — A vacina contra a gripe, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ainda não há vacina contra a Covid-19.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here