Grande Incêndio atinge reserva ambiental de Nova União

1
95

Algo em torno de  2.000 hectares de área ambiental e de pastos foram queimados por um incêndio que começou no último sábado (8), em Nova União. Segundo os moradores, as chamas começaram dentro de uma reserva ambiental, que fica localizada nos assentamentos Margarida Alves e Palmares. O vento forte e a vegetação seca contribuíram para que o fogo se alastrasse rapidamente pela mata e pelas propriedades rurais.

De acordo com informações preliminares da Polícia Militar (PM), O incêndio destruiu mais de 35 propriedades rurais e cerca de 30% da reserva, berço de importantes nascentes, a exemplo, do rio Boa Vista, que é responsável pelo abastecimento de água da cidade de Ouro Preto do Oeste.

Vários animais que sobrevivem na reserva estão morrendo queimados. Em uma propriedade rural, o produtor teve sua motocicleta totalmente consumida pelas chamas. A situação é preocupante para muitos produtores rurais, como para Moacir Lopes da Silva que teve praticamente toda sua propriedade destruída.

“Nossa principal renda vem da produção leiteira, o que foi totalmente comprometida pelo incêndio. Pelos próximos dois meses mesmo sem a produção leiteira vamos lutar para reconstruir as cercas da propriedade e formar toda a pastagem”, destacou.

De acordo com a Polícia Militar (PM) de Nova União, várias ocorrências foram registradas pelos moradores relatando os prejuízos. Segundo o coordenador substituto do Prev Fogo em Rondônia, Hélio Moreira, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), não foi acionado para controlar o fogo. Segundo a pasta a responsabilidade do chamamento é da Fundação Nacional do Índio (Funai).




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here