Até esta quinta-feira (6) Ji-Paraná vai receber 264 estudantes da rede pública estadual de ensino para o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera). A programação conta com atrações nos segmentos de música (interpretação), artes visuais (fotografia, pintura, desenho, grafite e escultura), artes cênicas (dança e teatro) e audiovisual (cinema).

Toda a prorgramação acontece no no auditório Leila Barreiros, no Primeiro Distrito de Ji-Paraná, ao lado do colégio José Francisco.

O festival é uma iniciativa do governo estadual por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e executado pela Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece).

Foi este festival no qual o cantor sertanejo universitário Fernando, que faz dupla com Sorocaba. Na década de 90, ele era estudante da escola estadual JK, em Ji-Paraná e foi o vencedor do festival daquela época, o que abriu horizonte para a projeção da sua carreira artística.

A abertura oficial do Fera está programada para ocorrer pontualmente às 19h de  desta hoje, terça-feira. 


“Será um evento difícil para os avaliadores. Os trabalhos vencedores nas etapas regionais e inscritos para essa final são incríveis”, pondera a professora Rose Kinups, uma das responsáveis local pela organização do Fera.

Além das apresentações artísticas, o Fera oferece aos participantes workshop e oficinas voltadas às artes. As inscrições são gratuitas e abordam temas como psicologia (todos os segmentos), expressão corporal (segmentos de música, dança, teatro, cinema), técnica vocal (segmentos de música, teatro e cinema), e, oficina de grafite (segmento das artes visuais).

Em média, cada uma das nove coordenadorias regionais da Seduc enviou 30 alunos-artistas para se apresentarem em Ji-Paraná. Em 2017, o Fera foi realizado em Porto Velho. Toda a logística como transporte, alimentação, hospedagem e premiação é de responsabilidade do governo estadual por meio da Seduc.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here