Farmácias Básicas de Ji-Paraná cumprem papel social relevante atendendo 700 pessoas por dia

0
71

Todos os dias aproximadamente 700 pessoas são atendidas nas Farmácias Básicas da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná. São pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde que procuram principalmente medicamentos para pressão alta, saúde mental e osteoporose.

Conforme a gerente administrativa da Farmácia Básica, Alekssandra Azevedo, o município investe uma médica de R$ 1,5 milhão na compra de medicamentos por ano. Os recursos são oriundos dos cofres municipais e dos Governos Federal e Estadual.

“São aproximadamente 200 tipos de medicamentos disponíveis nas duas unidades no município. Seguimos a recomendação do Governo Federal, que disponibiliza a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Essa lista conta com itens que devem atender à necessidade dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Alekssandra.

O  OBJETIVO  DA  FARMÁCIA Básica é facilitar o acesso dos pacientes ao medicamento e orientá-los para que o tratamento medicamentoso seja feito da maneira correta. As duas unidades em Ji-Paraná contam com farmacêuticos durante todo o período de atendimento, das 08 horas às 17 horas. Além disso, o estoque de remédio é feito de maneira correta para preservar a qualidade.

“A Farmácia Básica de Ji-Paraná tem se tornado modelo para Rondônia. Muitos municípios vêm nos visitar para conhecer nossa forma de trabalho. Nossos profissionais são capacitados e estamos em constante atualização junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para garantir que os medicamentos suspensos sejam retirados do estoque e que as orientações aos pacientes sejam eficazes”, completou a diretora.


Para ter acesso aos medicamentos da Farmácia Básica, é preciso ter a receita prescrita pelos médicos que atendem nas Unidades Básicas de Saúde, apresentar o cartão do SUS e, nos casos de aquisição de remédios controlados, é necessário também um documento com foto.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here