WALDIR COSTA – Nove candidatos e nenhuma mulher para governo

0
32

Governo – A disputa pela sucessão do governador Daniel Pereira (PSB) tem nove nomes registrados, sendo três em maior destaque, um intermediário e os demais com menos chances de elevar os números de intenção de votos. Eleger o próximo governador no primeiro turno é um sonho. Nenhum dos três mais bem colocados, tripé formado por Maurão de Carvalho (Rondônia, Unidos Somos Fortes, MDB/Podemos/ PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV), Acir Gurgacz (Juntos Para um Novo Tempo em Rondônia, PDT/PP/PR/PTB/PSDC/Solidariedade/PSB/PTC) e Expedito Júnior (Esperança por um Tempo Novo, PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas), a princípio se elegeria no primeiro turno.

Governo II – Com poucas chances de mudanças entre os favoritos, quando dois irão para o segundo turno, somente, por enquanto, Pimenta de Rondônia (Psol/PT) teria condições de chegar a disputa direta com os três mais bem colocados no caso de um segundo turno. Como eleição é uma enorme interrogação, porque já tivemos muitas com candidato considerado eleito e na hora da soma dos votos o resultado ser totalmente ao contrário toda prudência é pouca. O quadro sucessório ao governo está indefinido, sem um favorito, pois cada um tem seus problemas e qualidades.

Governo III – Nos bastidores da política dois nomes que, caso estivessem na disputa poderiam “dar gás” na campanha política são motivos de comentários. Um experiente, o ex (senador, governador, prefeito, deputado estadual constituinte) José Bianco e o empresário e produtor rural Juca Mazutti, de Vilhena, que ensaiou uma candidatura a governador, mas não formatou sua iniciativa. Bianco diz que não pretende mais disputar eleição e Juca sofreu pressão da família. Mas se estivessem na disputa provocariam movimentação muito maior que a “paradeira”, pelo menos por enquanto, na sonolenta campanha eleitoral.

Mulher – Rondônia tem nove pré-candidatos a governador e nenhum deles do sexo feminino. Apesar de a legislação eleitoral impor exigências de abertura para a mulher na política, que supera os homens no colégio eleitoral do Estado lamenta-se que nenhuma concorra à chefia do Poder Executivo Estadual. O Partido da Mulher Brasileira (PMDB) concorre com o comendador Valclei Queiroz ao governo do Estado e o vice Anderson Cleito, também é do PMD. Lamentável. Somente o PSTU, que concorre com Pedro Nazareno ao governo tem uma mulher de vice, a professora Nazaré Mendes.

Mulher II – Há enorme possibilidade de uma mulher entrar na disputa direta pelo governo do Estado, nas eleições deste ano. A grande interrogação que há na disputa do cargo de governador é a situação do senador Acir Gurgacz (PDT), que foi condenado em segunda instância e entrou com embargo infringente, que suspende toda a ação. No caso de Acir ficar impossibilitado, pois o prazo máximo para substituição é 17 de setembro, não será o governador Daniel Pereira ou o ex-prefeito de Ji-Paraná que concorre a uma das duas vagas ao Senado, Jesualdo Pires, ambos do PSB, o candidato da coligação, mas a empresária Ana Gurgacz, esposa de Acir. Quem vive verá…  


Respingo

Irma Fogaça, ex-chefe de gabinete da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale) é uma das candidatas à Assembleia Legislativa (Ale). Irma tem se destacado com uma campanha discreta, mas de muita visibilidade e deverá ser o nome forte do PHS na disputa das 24 cadeiras da Ale +++ Carlos Magno, candidato ao Senado pelo PP ficou sem a ex-primeira dama do Estado, Ivone Cassol na primeira suplência. Mas isso não impede o apoio do senador-licenciado, Ivo Cassol (PP) à sua candidatura +++ Outro nome na disputa das 24 vagas na Ale que vem ganhando espaço é o de Walter Silvano, do DEM, ex-presidente do Iperon e fiel companheiro do ex-governador José Bianco. Waltão é pessoa das mais solícitas e amigo dos amigos com porteiras abertas, sempre +++ O jovem empresário e piloto de avião Aziz Rahal também luta por uma vaga de deputado estadual. Está filiado ao PSL do candidato a presidente Jair Bolsonaro e, além da juventude traz propostas de mudanças para a melhoria da qualidade de vida da população.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here