A expectativa de vida continuará aumentando nos países desenvolvidos e alcançará os 90 anos em 2030 para as mulheres de países como Coreia do Sul, França e Espanha — revela um estudo publicado nesta quarta-feira na revista médica britânica The Lancet. “Até pouco tempo atrás, muitos cientistas pensavam que a expectativa de vida nunca ultrapassaria os 90 anos”, lembrou o professor Majid Ezzati, autor principal da pesquisa. 

Após combinar 21 modelos matemáticos para prever a evolução da expectativa de vida em 35 países desenvolvidos, os pesquisadores chegaram à esta conclusão da longevidade feminina sul-coreana. A expectativa de vida de uma sul-coreana ao nascer em 2030 será de 90,8 anos, enquanto que a das espanholas será de 88,07 anos, a das francesas, 88,6 anos, e a das japonesas, 88,4 anos.

Outra realidade — No Brasil a história é outra, mas há evolução no tempo de vida das mulheres também. Pesquisa do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em dezembro de 2016, revelou que a expectativa de vida da brasileira varia de acordo com o estado. Em 2015, a unidade da federação com maior expectativa de vida feminina foi Santa Catarina: 82,1 anos. Lá também foi registrada o maior número para os homens: 75,4 anos.

As informações coletadas aqui no País servem como como parâmetro para o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

No outro extremo, estão o Maranhão, com a menor expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos (70,3 anos); Alagoas, com a menor esperança de vida para os homens (66,5 anos) e Roraima, com a menor para as mulheres (74 anos).


O mesmo estudo estatístico demonstrou que Rondônia atingiu em 2015 a esperança de vida de 74,4 anos para mulheres e 67,7 anos para homens.

A maior diferença entre as expectativas de vida entre homens e mulheres foi verificada em Alagoas, 9,5 anos a favor das mulheres, seguido da Bahia (9,1 anos) e Sergipe (8,4 anos). A média nacional desta diferença são 7 anos.

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here