Em mensagem à redação do Repórter RO Valdemar Camata, irmão de Gerson Camata, ex-governador do Espírito Santo, assassinado ontem (26), nas ruas de Vitória, lamentou a perda do irmão da maneira como aconteceu. Valdemar está em São Paulo e viajou para cuidar da saúde de sua filha mais nova.

A reportagem ele disse que está chocado com este crime, sofrimento que veio somar-se a outra questão preocupante que é a internação de sua filha caçula em um hospital na capital paulista, motivo que precipitou sua viagem. “Estou perdido na insipidez [falta de ânimo] de um dia estiolado [debilitado, enfraquecido] e triste que o tempo me reservou”, respondeu por meio do aplicativo whatsapp. No Facebook Camata publicou foto e esta mensagem para o irmão: “Vai com Deus, meu irmão! Seus exemplos continuarão frutificando nossas vidas”.

O CRIME — O atentado foi amplamente divulgado por todos os meios de comunicação importantes do País. O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, de 77 anos, irmão do jornalista de Ji-Paraná, Valdemar Camata foi assassinado na tarde desta quarta-feira (26), nas ruas da Praia do Canto, em Vitória com um tiro no pescoço.

O assassino confesso é um ex-assessor chamado Marcos Venício Andrade e tudo aconteceu devido a uma ação judicial movida por Camata contra ele, que bloqueou recursos de cerca de R$ 60 mil de sua conta. Marcos, de 66 anos trabalhou com o político por cerca de 20 anos, período no qual era o responsável pela gestão financeira das campanhas e mandatos de Camata.

O Samu chegou a ser acionado, mas o ex-governador morreu na calçada, perto de uma padaria e de uma banca de revista. Marcos fugiu após cometer o crime, mas foi preso logo depois, prestou esclarecimentos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) onde confessou a autoria do crime. A arma usada não tinha registro e foi apreendida.


Segundo testemunhas o assessor ao encontrar com o ex-governador foi tirar satisfação dando início uma discussão verbal. Em seguida, Marcos sacou a arma e efetuou o disparo contra o pescoço do ex-governador, que tentou correr, mas caiu logo em seguida, na calçada.

VALDEMAR PUBLICOU ESTA FOTO NO FACEBOOK EM HOMENAGEM AO SEU IRMÃO

BIOGRAFIA — Gerson Camata nasceu em Castelo, no sul do Espírito Santo, em 1941. Começou a vida profissional como jornalista e apresentador no programa Ronda Da Cidade, na Rádio Cidade de Vitória. Era formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Vitória.

Ele começou na vida pública como vereador da capital do Espírito Santo em 1967. No mandato seguinte, em 1971, foi eleito deputado estadual. Depois tornou-se deputado federal por dois mandatos, de 1975 a 1983. Elegeu-se para  governador do Espírito Santo em 1983 com expressiva votação e foi por três vezes senador pelo estado do Espírito Santo, de 1987 até 2011.

Gerson Camata foi o primeiro governador democraticamente eleito depois da Ditadura Militar, no período de reabertura política. Ele era casado com Rita Camata, ex-deputada federal e deixa dois filhos.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here