Entidade quer a criação de Escolas do Legislativo em todos os municípios do Brasil

Foi o que defendeu o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Florian Madruga, no 1º Encontro dos Legisladores Municipais, que ocorreu em Porto Velho

0
118

O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel) Florian Madruga, abriu o segundo dia do 1º Encontro dos Legisladores Municipais, evento que ocorreu nestes dias 13 e 14, em Porto Velho. Ele defendeu a importância da criação das escolas do legislativo municipal. Segundo Florian, apenas 90 câmaras no Brasil têm estas escolas e muitos municípios têm resistências para criá-las alegando custos elevados. “Primeiro que educação não é custo, é investimento. Segundo, a sala de aula pode ser o próprio plenário e, por fim, o Instituto Legislativo Brasileiro e o Interlegis permitem que as câmaras possam ter educação a distância, sem custos”, ressaltou o presidente da Abel.

Florian disse que a criação de escolas de governo é uma previsão constitucional. Segundo ele, o parágrafo 2º do Artigo 39 da Constituição Federal determina que a administração pública, em suas três esferas, crie escolas de governo para capacitação dos servidores públicos. Ele citou a Escola de Administração Fazendária, a Escola Nacional de Administração Pública, o Instituto Rio Branco, as escolas do Senado e da Câmara dos Deputados como exemplos de iniciativas de sucesso.

“Temos os melhores diplomatas do mundo e uma qualidade de servidores públicos em várias instituições que priorizaram a qualificação”, destacou Florian que citou a Escola do Legislativo de Rondônia como uma das melhores do Brasil. “E digo isso porque participei de sua fundação e tenho acompanhado sua atuação”, declarou.

O palestrante lamentou que as escolas tradicionais não ensinem cidadania e que 90% dos professores de ensino fundamental sequer sabem a diferença entre um vereador e um deputado. “Isto tem levado o Brasil a ser o país da Lava Jato”, afirmou Florian que conclui dizendo que nas escolas dos legislativos, tanto estadual quanto municipal, a cidadania tem sido valorizada.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here