O furacão Irma, que se fortaleceu novamente e voltou à categoria 4 segundo a escala Salfer-Simpson, gerou ventos de até 215 km/h ao chegar às ilhas Florida Keys,  no extremo sul da Flórida, neste domingo 10) de manhã.

Ele causou sua primeira morte no território americano. De acordo com a ABC News, um homem que estava dirigindo um caminhão com um gerador, perdeu o controle após ser atingido por fortes rajadas de vento. Antes de chegar aos Estados Unidos, o Irma deixou um rastro de 22 mortos em sua passagem pelo Caribe.

Entenda no infográfico abaixo como se classificam os furacões de acordo com a escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5 e mede a intensidade dos ventos dos furacões, classificados por categorias. Criada em 1969 pelo engenheiro civil Herbert Saffir e pelo meteorologista Robert Simpson, a escala é usada para dar a estimativa do potencial risco de danos e inundações esperados durante a passagem de um furacão. A categoria é estimada através da velocidade do vento mantida durante 1 minuto, daí a expressão “ventos sustentados”, quando referem-se a furacões.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here