Embrapa traz novidades e faz várias OFICINAS nesta Rondônia Rural Show

0
43

 

O solarizador de substrato para produção de mudas sadias, adaptado pela Embrapa Rondônia, é uma destas tecnologias novas. Recém-lançada é uma opção simples, barata e ambientalmente segura para se produzir mudas livres de nematoides. Tem grande potencial de uso pelos produtores de mudas de café, principal cultura implantada no estado de Rondônia.

A recém-lançada cultivar de arroz BRS A501 CL estará na vitrine. Ela é recomendada para o cultivo em terras altas, tem elevado potencial produtivo e tolerância ao herbicida Kifix® (impazapir+imazapique). Apresenta ainda boa qualidade de grãos, com alto e estável rendimento industrial. Graças à tecnologia Clearfield, é indicada para utilização em áreas com problemas de plantas daninhas, ou em consórcio com forrageiras, para a recuperação de pastagens degradadas.

Outro destaque é o Azo Total, uma nova opção em inoculante com bactérias (Azospirillum brasiliense) promotoras do crescimento de plantas. Este biofertilizante foi desenvolvido pela Embrapa em parceria com a iniciativa privada e é o primeiro produto comercial com registro para braquiárias, ele também é recomendado para milho e trigo. Além da economia em fertilizantes nitrogenados pela inoculação com Azospirillum, o produto contribui ainda com o equilíbrio do meio ambiente..

Serão também apresentadas 16 variedades de cultivo de soja como opção. Adicionalmente, os visitantes poderão conferir o desempenho das cultivares na última safra. Os sojicultores e demais interessados na cultura conhecerão as cultivares convencionais e transgênicas de soja da Embrapa e de parceiros que vêm apresentando bons resultados em Rondônia.


A EMBRAPA TAMBÉM terá uma Sala de Inovação e Tecnologia em sua Vitrine, onde serão apresentados diversos aplicativos para uso na agropecuária. Neste ambiente ficarão disponíveis alguns dos dispositivos móveis com aplicativos desenvolvidos pela Embrapa, como para o manejo nutricional de culturas, manejo reprodutivo de rebanho leiteiro, de caracterização de plantas forrageiras, sobre integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), controle financeiro e custo de produção em sistemas de produção animal, entre outros.

O objetivo é que o visitante conheça, tire dúvidas e possa “navegar” pelos diversos aplicativos da Embrapa disponíveis gratuitamente, assim como poderá aplicá-los em sua atividade no campo.

A Embrapa realiza ainda diversas oficinas durante a Feira, que serão abertas ao público do evento e não precisarão de inscrição prévia.

Confira dias, horários e temas:

Dia 23 – quarta-feira

14h – Uso do Dispositivo Vetscore
15h30 – Método Alternativo para o controle de Sigatoka-negra da bananeira
17h – Integração Lavoura- Pecuária-floresta (ILPF) alternativas de uso

Dia 24 – quinta feira 

09h – Uso do dispositivo Vetscore
10h – Integração Lavoura-pecuária-floresta (ILPF) alternativas de uso
11h – Opções de Forrageiras tropicais
14h – Uso do dispositivo Vetscore
15h30 – Método alternativo para o controle de Sigatoka-negra da bananeira
17h – Poda de Formação e condução do cafeeiro

Dia 25 – sexta feira

14h – Uso do Solarizador para produção de mudas livres de nematoides
15h30 – Opções de forrageiras tropicais
16h – Poda de formação e condução do cafeeiro

Dia 26 – sábado 

09h – Poda de formação e condução do cafeeiro
10h – Uso do Solarizador para produção de mudas livres de nematoides
11h – Opções de forrageiras tropicais

 


CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here