A friagem e vento que fizeram a temperatura despencar no Parque de Exposições Hermínio Victorelli não diminuiu o entusiasmo do lançamento oficial da 38ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná (Expojipa). A perspectiva do fomento de bons negócios na pecuária leiteira e de corte, no comércio local, acompanhado de muito entretenimento (que também gera renda e emprego), são fatores que ganham impulso a partir do clima positivo deixado pelo êxito da 6ª Rondônia Rural Show. Espera-se que a Expojipa movimente a economia ji-paranaense com a injeção de recursos na ordem de R$ 11 milhões de reais.

A feira, que este ano tem cinco dias de duração ao invés de nove, acontece de 12 a 16 de julho e espera receber mais visitantes do que em  2016. Já neste dia 14 de junho (quarta-feira) ocorre o baile para a escolha da rainha da Expojipa, da 1ª e 2ª princesas e da madrinha do Rodeio Profissional. Participam candidatas nas categorias mirim (6 a 12 anos) e adulta (15 a 27 anos). A tradicional cavalgada está agendada para o dia 8 de julho (sábado), quatro dias antes da exposição.

No lançamento do evento estiveram presentes muitas autoridades e toda a diretoria da Associação Rural de Rondônia (ARR), entidade que organiza e promove todas as edições da Expojipa. Representes do executivo e legislativo municipal, como o prefeito Jesualdo Pires e o o presidente da Câmara, Affonso Cândido; Basílio Leandro, Superintendente de Desenvolvimento de Rondônia; o deputado estadual Airton Gurgacz e muitas outras autoridades civis e militares prestigiaram a abertura oficial da Expojipa.

Vários deles discursaram, com destaque para a fala do prefeito Jesualdo Pires, que frisou a importância e a tradição da Expojipa, para divertir a população mas, sobretudo, para alavancar a agropecuária do estado. Airton Gurgacz em seu discurso também fez menção à importância econômica e cultural do evento e lembrou, também, que ele compareceu à primeira edição, quando não havia o recinto Hermínio Victorelli e o local era retirado da cidade. “A primeira cavalgada, só para vocês terem uma ideia, tinha só seis cavaleiros”, mencionou, com boa dose de nostalgia.

Ainda durante este momento da noite foram feitas duas justas homenagens póstumas, uma ao padre Manoel Cirino e outra ao pioneiro e fundador da ARR, Joaquim Dantas. A noite foi pontuada, ainda, com a canção “Amigo é coisa pra se guardar”, de Milton Nascimento, interpretada pela voz firme do cantor Adnel Fonseca.


Terminada a solenidade de abertura, o presidente da Associação Rural de Rondônia, Sérgio Ferreira, concedeu entrevista ao Repórter RO (ouça áudio abaixo), quando disse que o novo formato com 5 dias “caiu na graça do pessoal” e que muitos expositores confirmaram presença exatamente por conta desta redução de tempo do evento.

“Defendemos que a Expojipa é uma feira e não uma festa agropecuária. Por isso, teremos novamente a 2ª etapa do Circuito Intercoorte, que só acontece em cinco estados brasileiros. Nós de Rondônia temos orgulho de ser um deles. Haverá também o Torneio Leiteiro, os leilões, palestras técnicas além da chance de compra de caminhonetes com ofertas especiais”, ressaltou o presidente da Associação Rural na entrevista a este site, cuja íntegra pode ser ouvida no pod cast abaixo do texto  

Os cidadãos comuns, como em todos anos, serão contemplados com os esperados shows pirotécnicos e piromusicais e com as apresentações dos cavaleiros no etapa ‘Cowboy de Aço’, já no primeiro dia da exposição (12), e no Rodeio Profissional, a ser disputado de quinta-feira até o último dia (16). Os shows também devem atrair muita gente para a arena principal. Vão se apresentar desta vez Simone e Simara, Cleber e Cauã, Felipe Araújo, Marcos Alexandre e a consagradíssima dupla Chitãozinho e Xororó.

Depois da solenidade que inaugurou a 38ª Expojipa, todos foram convidados para um bem servido jantar oferecido pela Associação Rural de Rondônia.

A seguir, a entrevista exclusiva ao Repórter RO de Sérgio Ferreira, presidente da AR:

 

Veja agora os melhores momentos do lançamento da 38ª Expojipa:

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here