Eis o que foi debatido na Câmara de JPr nesta terça (22)

0
63

A 23ª Sessão Ordinária desta terça-feira (22) foi presidida pelo presidente da CMJP, vereador Affonso Cândido (DEM), e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Durante a sessão, foram aprovados requerimentos e projetos que beneficiam a comunidade em diversas áreas e que são estes a seguir:

Violência Obstétrica I

A professora doutora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Ji-Paraná, Josélia Gomes Neves, foi convidada pela Mesa Diretora para usar a tribuna da CMJP para tratar do tema “Violência Obstétrica”.

Violência Obstétrica I

A estudante de pedagogia, Gisele Oliveira, também usou a tribuna para fazer um depoimento emocionado sobre sua experiência de violência obstétrica que levou a perda de uma filha. 


Violência Obstétrica

Anteprojeto de Lei n.010/2017 de autoria da vereadora Cláudia de Jesus que “Dispõe sobre a implantação de medidas e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica no âmbito do Município de Ji-Paraná”, foi lido em plenário na sessão ordinária de terça-feira (22).

Recuperação de vias públicas

A vereadora Cláudia de Jesus (PT) teve os requerimentos em que solicita o patrolamento e cascalhamento do fim da rua Castelo Branco, entre a avenida 31 de Março e a BR-364, a manutenção do travessão que liga as linhas 94 e 98 na altura da Escola Pérola, a limpeza geral, retirada de entulhos, patrolamento, cascalhamento das ruas do bairro Santa Marta (loteamento Geraldo Alvim), o patrolamento, cascalhamento e recuperação de bueiros da Linha 82, Gleba 38, Lote 23 (Comunidade São Jorge), Nova Colina, o bloqueteamento da rua Gonçalves Dias, com início na rua João Batista Rios, bairro Jardim Presidencial até a rua Jasmim no bairro Santiago, recuperação da avenida 2 de Abril, entre a rua Gonçalves Dias e a BR-364, bairro Jardim Presidencial, manutenção de pontes e bueiros das linhas 94 e 98, a implantação de feira livre da Agricultura Familiar no Distrito de Nova Londrina, pavimentação da rua Capixaba entre avenida Ji-Paraná e rua dos Carvoeiros, aprovados por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná.

Moção de Aplauso

A CMJP aprovou os pedidos para moção de aplauso de autoria do vereador Obadias Pereira (DEM) ao diretor do Hospital Municipal Claudionor do Couto Roriz, Antelmo de Souza Ferreira e a todos os diretores das unidades básicas de saúde (UBS) do município de Ji-Paraná.

Urbanização de espaço

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) solicitou à Secretaria Municipal de Esporte e Turismo (Semetur) a urbanização do Espaço Benedita Gomes no bairro Dom Bosco com instalação de equipamentos esportivos e uma quadra de areia.

Retirada de Entulhos

O vereador Clodoaldo Cardoso (PR) teve aprovados os requerimentos em que pede a colocação de meios-fios (guias) na rua Manoel Vieira dos Santos, entre a avenida Aracajú e rua Manoel Franco, o patrolamento e retirada de entulhos no Distrito de Nova Colina.

Casa de Nazaré

Izaias Arnica (PSB) novamente pediu uma mobilização em favor da Casa de Nazaré, entidade de assistência a crianças. De acordo com o vereador, a instituição necessidade de apoio para que não venha fechar as portas. Ofícios do gabinete do vereador já foram encaminhados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para formalização de convênio com a entidade. 

Redutor de Velocidade

Os requerimentos de autoria do vereador Izaias Arnica (PSB) foram aprovados pelo plenário da CMJP em que o solicita o patrolamento e cascalhamento da rua Guarulhos, entre a rua Castanheira (T-22) e rua Cedro (T-23), bairro JK, o patrolamento e cascalhamento da rua Jacareí, entre a rua Maracatiara (T-20) e a rua Imburana (T-21), no bairro JK,  a instalação de redutor de velocidade na rua Cedro, entre a rua Amapá e a rua Cambé, no bairro JK.

Regularização de Terrenos

O vereador Ademilson Procópio (PTB) teve os requerimentos em que solicita patrolamento e cascalhamento da rua Rio Tapajós, entre as ruas Capitão Silvio e Herminio Victorelli, bairro Bela Vista, patrolamento e cascalhamento da rua Rio Xingu, entre as ruas Porto Velho e Mato Grosso, bairro Dom Bosco, instalação de dois quebra-molas na rua Jasmim com a rua Presidente Médici no bairro Santiago, colocação de tampa de bueiro na rua Rio Tapajós esquina com a rua Porto Velho, bairro Dom Bosco, vistoria de terrenos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do bairro Novo Horizonte para regulamentação fundiária, aprovados por unanimidade. 

Recuperação de ruas

Os requerimentos do vereador Joaquim Teixeira (PMDB) para realização de audiência pública para tratar da instalação de vendedores ambulantes, a pavimentação da rua Belém, entre rua Caucheiro e avenida das Seringueiras, bairro Valparaíso, a pavimentação da avenida das Seringueiras, entre rua Belém e avenida Guanabara, bairro Valparaíso, a pavimentação da rua Aurélio Bernardi, entre avenida Guanabara e rua Boa Vista, bairro Valparaíso, a pavimentação da rua João Batista Neto, entre as ruas Governador Jorge Teixeira e Boa Vista, bairro Valparaíso e  a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Veneza, foram aprovados por unanimidade pela CMJP.

Dia da Escola Bíblica

O Projeto de Lei n. 3663/2017, de autoria do vereador Joaquim Teixeira dos Santos, que “Inclui no Calendário Oficial do Município de Ji-Paraná o Dia da Escola Bíblica Dominical”, foi aprovado pelo plenário da CMJP.   

Academia de Saúde

Os requerimentos solicitando a instalação de parque de pneus no bairro Veneza, a revitalização de faixas de pedestres no município de Ji-Paraná, a instalação de uma academia de saúde ao ar livre nos bairros Veneza e Milão de autoria da vereadora Silvia Cristina (PDT) foram aprovados pelo plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná.

Mais equipamentos

Da tribuna, a vereadora pedetista também elogiou a atuação do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Milton Félix e equipe de servidores e disse que tem feito gestão junto à bancada federal em Brasília para aquisição de mais equipamentos para serem utilizadas nos trabalhos de recuperação e limpeza nas áreas urbana e rural.

Reconhecimento Público

O vereador Marcelo Lemos (PSD) agradeceu a presença de representantes das etnias Arara e Gavião da Reversa Indígena Igarapé Lourdes no auditório da Câmara Municipal de Ji-Paraná e fez um reconhecimento público à secretária municipal de Esportes e Turismo, Seloi Totti, pela entrega de coletos esportivos aos membros das comunidades indígenas.

Álcool e Drogas

“Álcool e Drogas” é o tema da audiência pública proposta pelo vereador Marcelo Lemos no dia 1º de setembro, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná, para da implantação de um centro municipal para recuperação de dependentes químicos na cidade de Ji-Paraná. Estão sendo esperados para a audiência a Superintendente Estadual de Políticas sobre Drogas, Isis Gomes de Queiroz, secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Marionete Assunção, secretaria de Assistência Social de Ji-Paraná, Sonia Reigota, deputado estadual Laerte Gomes (PSDB), deputado federal Expedito Netto (PSD), e representantes do Ministério Publico, Poder Judiciário, autoridades e lideranças religiosas.

Blitz Educativa

Uma blitz educativa para orientação dos condutores de veículos automotores no uso das rotatórias no município de Ji-Paraná, a construção de uma ponte sobre o igarapé na rua Castro Alves, entre a rua Rio Branco e Jamil Pontes no bairro Jardim dos Migrantes,

limpeza do Cemitério da Saudade e o patrolamento e cascalhamento da Linha 208, foram os requerimentos do vereador Edilson Vieira (PMDB) aprovados na sessão ordinária de 22 de agosto de 2017. 

Recuperação de Ruas

A recuperação da rua das Mangueiras, entre as ruas Acre e Piauí, no bairro Santiago, a recuperação da rua Cabral, entre as ruas Acre e Piauí, bairro Santiago, recuperação da rua São Cristóvão, em toda sua extensão no bairro Santiago, foram solicitadas por requerimento pelo vereador Du Galdino (PSDB).  

Rebaixamento de aterro

O vereador Lorenil Gomes (PTB) teve aprovado o requerimento em que pede o rebaixamento do aterro na rua Belém, entre as ruas Divino Taquari (T-11) e rua João Batista Neto (T-12), no bairro Valparaíso e também o Projeto de Decreto Legislativo nº. 223/2017, de 14 de agosto de 2017, que “Outorga o Título Honorífico de Cidadão Honorário Ji-paranaense ao deputado estadual Laerte Gomes”. 

Dia do Soldado

Usando a farda da Militar do Estado de Rondônia, na tribuna da CMJP, o vereador Jhony Paixão (PRB) homenageou todos os militares pelo Dia do Soldado brasileiro comemorado no dia 25 de agosto, data que homenageia o dia do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, em 25 de agosto de 1803, patrono do Exército Brasileiro que se tornou conhecido como “O Pacificador”, após sufocar muitas rebeliões contra o Império.   

PROJETOS APROVADOS EM VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei nº 3658/2017 (2736 de origem) que “autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ji-Paraná (APAE), e dá outras providências. 

– Projeto de Lei 3661/2017 (2739 de origem), que “Introduz modificações na Lei Municipal nº 2605 de 28 de fevereiro de 2014, e dá outras providências”



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here