É intensa a preparação das urnas eletrônicas pelo TRE de Rondônia

0
62

O Tribunal Regional Eleitoral continua o processo de geração de mídias nas urnas eletrônicas que serão utilizadas em Rondônia no segundo turno das eleições 2018. Em Porto Velho, o procedimento encerrou na última quinta-feira (19). Já nesta segunda-feira (22), começou a etapa do interior do estado, que será encerrada no dia 25 de outubro. No total, mais de 5 mil urnas estarão prontas para serem usadas no dia do pleito nas 29 zonas eleitorais da capital e interior. A população pode acompanhar todo o processo.

Nesse processo de preparação, os dados gerados nas mídias são inseridos nas urnas eletrônicas e, em seguida, esses dispositivos são lacrados pelos juízes eleitorais, na presença de representantes do Ministério Público Eleitoral, partidos políticos, coligações, candidatos e qualquer cidadão que queria acompanhar esse procedimento de segurança da eleição informatizada. 

O coordenador de logística, Plínio Martins, explica que depois das urnas prontas é feito uma vistoria para verificar se a urna apresenta algum problema de data, hora ou seção incorreta. “Esse processo de revisão finaliza amanhã na Capital. Já no interior, esse mesmo procedimento é feito dois dias após as urnas estarem prontas”, explica. 

Segundo o TRE, a cerimônia de inserção de dados e a lacração das urnas eletrônicas é presidida pelos juízes eleitorais, com apoio de servidores dos cartórios eleitorais e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal. Os demais municípios do interior do estado realizarão a cerimônia de segurança e a inserção de dados no período de 23 a 25 de outubro. 

Sobre os problemas que surgem na hora da votação, o TRE recomenda que o eleitor aguarde a foto do candidato aparecer após digitar o número para poder confirmar a votação. Caso o eleitor erre o número do candidato, ele tem a opção CORRIGIR para refazer o voto e finalmente confirmar




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here