Em três de setembro é comemorado nacionalmente o Dia do Biólogo. Um profissional que pode atuar em áreas que cercam a vida como um todo e o meio ambiente é uma dessas áreas. Na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o biólogo tem um papel fundamental, pois o objetivo do órgão é o de proteger o meio ambiente e os recursos naturais, de forma a evitar o seu esgotamento e manter o equilíbrio ecológic.

DANIELY SANT’ANA, COORDENADORA DE RECURSOS HÍDRICOS DA SEDAM, DESTACA O TRABALHO Dos ESTÁGIOS DE BIOLOGIA

A biológa Daniely da Cunha Oliveira Sant´Anna é coordenadora de Recursos Hídricos está há um ano na Sedam. Ela coordena o Laboratório de Análises de Ambientais, o cadastramento das barragens de usos múltiplos da água e o acompanhamento de eventos críticos de seca e cheia dos rios rondonienses.

Entre suas funções estão, ainda, o acompanhamento da execução do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, política recentemente publicada e adotada pelo governo estadual.

A coordenadora ressalta a importância e destaca o trabalho dos estagiários em biologia, futuros técnicos e usuários dos serviços da Sedam. “O biólogo é um profissional versátil; por isso, boa parte das coordenadorias da Sedam demonstram interesse em tê-lo em seu quadro de servidores, visto a possibilidade ser utilizado das mais variadas formas e devido seus excelentes graus de instrução, já que são profissionais pós-graduados, mestres e até doutores”, destacou a coordenadora.

A técnica da Sedam Janeide Paiva, também bióloga, comenta que quando alguém decide fazer faculdade de biologia, um “mundo de possibilidades” de atuação profissional se abre a sua frente. Na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, o profissional de biologia pode desempenhar funções desde analistas de processos de outorga de uso da água, de licenciamento ambiental e cadastro ambiental rural, assessoramento aos coordenadores e ao próprio secretário, bem como desenvolvem pesquisas acerca da biodiversidade junto às unidades de conservação estaduais.


Nos municípios, a presença desse profissional é constante no desenvolvimento de atividades como: vistorias técnicas, no apoio a operações de fiscalização e monitoramento, no combate aos crimes ambientais, na educação ambiental, dentre outras ações.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here