Depois de um ano de estudo a preparação para o Enem 2017 chegou ao fim e, agora, o grande desafio dos candidatos é se organizar para não chegarem atrasados ao local da prova. O horário a ser observado é o de Brasília, onde os portões serão abertos às 12 horas e fechados impreterivelmente às 13 horas.

Em Rondônia, devido ao fuso horário de duas horas, os alunos poderão adentrar o local do exame a partir das 10 horas. A entrada será encerrada às 11 horas.

A prova começa a ser aplicada 30 minutos após o trancamento dos portões.

Neste primeiro domingo (5) os participantes enfrentarão questões de linguagens, ciências humanas e redação, durante 5 horas e 30 minutos. No outro domingo (12) eles responderão perguntas de matemática e ciências da natureza e terão 4 horas e 30 minutos de duração para isso.

O que é obrigatório levar


Para prestar o exame é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. Podem ser os originais das carteiras de identidade, de motorista, de trabalho, ou de reservista. Passaporte também será aceito. Nenhum tipo de cópia, nem mesmo as autenticadas, serão permitidas.

Carteira de estudante não é considerado documento oficial.

Se o candidato perdeu o documento ou teve o documento roubado, deverá apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Outro item obrigatório é caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.

Não é obrigatório

O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova.

Opcional

É recomendável ao estudante que leve água e algum alimento leve como lanchinhos, frutas ou pequenos sanduíches, em pote transparentes. Se levar alimentos industrializados eles precisam estar em embalagens lacradas.

O que é proibido levar

Lápis, borracha, calculadora, fone de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, aparelho eletrônico, como celular, tablete, relógio, livros e anotações

A diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Santos, listou dez dicas para que os candidatos não sofram imprevistos e cheguem no horário.

1. Conferir o local de prova com antecedência.
2. Separar os documentos necessários antes do dia da prova.
3. Fazer o percurso com antecedência para conhecer o caminho e verificar possíveis atalhos.
4. Verificar qual o melhor meio de transporte para chegar ao local de provas.
5. Certificar-se dos horários de ônibus.
6. Descobrir quanto tempo leva para chegar ao local de provas.
7. Não marcar compromisso no dia da prova.
8. Não sair nos dias anteriores à aplicação das provas.
9. Conferir o fuso horário da cidade onde será realizada a prova, pois o edital segue a hora de Brasília.
10. Verificar o trânsito no trajeto, pois em algumas cidades são feitas interdições temporárias de ruas e avenidas durante os fins de semana.

Mapa mostra horário de fechamento dos portões para prova do Enem neste domingo dia 5 (Foto: Igor Estrella/Arte/G1)



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here